Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Atualidades Sexta-feira, 05 de Julho de 2024, 08:23 - A | A

05 de Julho de 2024, 08h:23 - A | A

Atualidades / HCanMT

Hospital do Câncer de Mato Grosso fará triagem para atendimento em Alta Floresta



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

O Hospital de Câncer de Mato Grosso vem cumprindo de forma extraordinária e com indiscutível competência o seu papel de instituição hospitalar garantindo um tratamento adequado que atenda às necessidades de pessoas diagnosticadas com câncer, dando todo o apoio clínico de qualidade e atendendo com grande eficácia pacientes de várias localidades das regiões interioranas do estado.

Sendo considerado o maior Centro de Referência em atendimento oncológico no estado de Mato Grosso, o HCanMT, prioriza o atendimento multiprofissional e a humanização hospitalar aos pacientes, que na sua maioria são pessoas que buscam o atendimento da oncologia através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na sexta-feira, dia 12 de julho, os profissionais do HCan/MT vão estar em Alta Floresta, realizando uma triagem das pessoas que buscam atendimento. O trabalho é resultante de um tríplice parcerias entre Secretaria Municipal de Saúde, Lions Club e Hospital do Câncer de Mato Grosso.

A enfermeira chefe, diretora da Atenção Básica no município, Lígia Píton, explica sobre a dinâmica do atendimento e quantas pessoas vão poder participar da triagem.

“Será a partir das 7h30, na Sede do Lions Club. As vagas oferecidas são para as especialidades de câncer de Pele, Mama, Próstata, Colo do útero e câncer de Boca. Para cada especialidade temos em torno de 100 vagas. Para câncer de pele que é uma das especialidades mais procuradas, conseguimos aumentar para 120 atendimentos. Então, as pessoas que tem interesse em ser avaliadas pela equipe do Hospital tem que passar por essa triagem”, explica a enfermeira.

Quanto a situação posterior a triagem, Lígia Píton, enfatiza que a pessoa passa pela triagem e sendo constatado que ela se enquadra nos critérios para ser avaliada pelos profissionais do HCanMT, preenche toda a documentação que será juntada às cópias de documentos pessoais do paciente e aí tem início a um atendimento mais específico.

A enfermeira chefe, ainda disse que o convite para participação na triagem é aberto a toda a população, sem distinção de faixa etária e será feita por ordem de chegada.

“Terminada a triagem do paciente, faremos os devidos encaminhamentos seja, para a avaliação do HCanMT, ou até mesmo para dar continuidade em algo que foi verificado dentro de uma unidade de saúde pública”, disse.

Neste mês de julho o setor de saúde também está trabalhando o “Julho Amarelo” desenvolvendo, nesse período, ações voltadas para o combate de hepatites virais. No dia da triagem será acrescentado esse trabalho de testagem. As pessoas maiores de 18 anos interessadas vão poder fazer os testes rápidos para detectar possível manifestação de doenças tais como: Hepatites B e C, Sífilis e HIV. “O resultado é rápido, em 15 minutos a pessoa já tem o laudo em mãos com o diagnóstico” Garante Lígia Píton.

arquivo pessoal

ligia

 Enfermeira Lígia Piton

 

Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]