A administração municipal de Guarantã do Norte tem feito fortes investimentos no setor de saúde. Somente neste mês de abril, o Hospital municipal recebeu quatro monitores múltiplo paramétricos e três cardioversores.
A Dra. Érica Daima, que trabalha no hospital, fala da importância dos aparelhos e suas utilidades para melhorar os atendimentos.
“Recebemos três aparelhos desfibriladores que tem a função também de marca- passo e de deia, e que serve para quando recebemos os pacientes em estado grave, que não estão falando, conseguirmos identificar se eles tem arritmia cardíaca e tratá-los através do aparelho”, explicou.
A médica falou também da importância do monitor cardíaco para atender a população. “O monitor, geralmente usamos nos pacientes graves e instáveis. Desta forma conseguimos identificar a frequência cardíaca, o batimento, a frequência respiratória, a saturação e pressão arterial. E conseguimos fazer também eletrocardiograma, monitorando o paciente e sua instabilidade”, disse.
As aquisições dos aparelhos, conforme Dra. Érica, representa um avanço importante e uma conquista, tanto para a equipe médica como para a população. “Traz um grande benefício para nós como médicos e para a população, porque melhora o atendimento, principalmente os casos graves em que o paciente fica no hospital aguardando vaga de transferência para UTI. Conseguimos identificar as patologias cardíacas e as instabilidades dos pacientes com estes aparelhos”, assegura.
Além dos monitores e cardioversores, o hospital recebeu 14 macas, 11 negatoscópio, 30 escada de dois degraus, dois focos cirúrgicos para a sala de cirurgias, 30 camas fawler e 10 aparelhos de ar –condicionado.
A secretária municipal de Saúde, Tatiane Aranda, disse que os recursos para a aquisição dos equipamentos são provenientes de uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Bezerra.
Com o apoio do parlamentar, a administração municipal está equipando por completo o hospital. Além dos equipamentos que já foram entregues, muito material ainda irá chegar para a unidade de saúde, como mesas cirúrgicas.
“Graças ao esforço do prefeito Érico Stevan e da emenda do deputado, está sendo possível a aquisição do material e a melhoria no atendimento à população, com qualidade, conforto e segurança. O hospital foi todo reformado e a saúde de Guarantã passa teve grandes transformações na atual gestão”, disse.
O prefeito Érico Stevan, agradece o deputado Carlos Bezerra e destaca os investimentos que a administração tem feito na área de saúde. “Era um compromisso de campanha que estamos realizando desde o primeiro mês de governo. Investimos os recursos com seriedade, valorizamos a vida da população mais carente com um atendimento eficaz, humano e de qualidade”, pontua o prefeito.