Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024

Atualidades Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2017, 00:00 - A | A

01 de Fevereiro de 2017, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Hospital Regional de Alta Floresta voltará a ser administrado por OSS

Jornal Mato Grosso do Norte



José Vieira do Nascimento
Editor de Mato Grosso do Norte

O modelo administrativo do Hospital Regional de Alta Floresta foi a principal pauta de prefeitos dos municípios que formam o Consórcio Regional de Saúde da região de Alta Floresta em reunião realizada ontem de manhã na sede do consórcio. 
Fazem parte do Consorcio de Saúde, os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Paranaita, Nova Bandeirantes, Apiacás e Nova Monte Verde. Participaram da reunião os prefeitos Asiel Bezerra, de Alta Floresta, Carmen Martines, de Carlinda, Adauto Zago, de Apiacás, Beatriz de Fátima, de Nova Monte Verde e Valdir Rio Branco, de Nova Bandeirantes. Apenas o prefeito Tony Rufatto, de Paranaíta, não estava presente.

Representando o governo estadual, estavam presentes os secretários adjuntos de Saúde, Dr. Fábio  Henrique Mago e Dr. Ricardo Soares.
O objetivo da reunião foi definir quem ficará responsável pela administração do hospital regional de Alta Floresta, que atende uma população, de cerca de 150 mil habitantes.
Conforme o secretário de Saúde de Alta Floresta, José Luiz Teixeira, foram apresentadas aos prefeitos, pelo Estado, três propostas para o funcionamento do Hospital Regional: voltar para o município de Alta Floresta, ser administrado pelo Consórcio, ou ser repassado para uma Organização Social com a supervisão do governo do Estado.
Para José Luiz, o melhor para a população com relação ao atendimento, seria o hospital ser administrado pelo Consórcio de Saúde. “Desta forma seria melhor porque os municípios teriam o mando e poderiam ofertar um atendimento melhor para a população”, analisa.
“Mas os prefeitos não tem confiabilidade que o governo estadual faça os repasses para a manutenção do hospital. Por isso, o hospital segue com o governo através de uma OSS, ”, acrescenta Zé Luiz.
Desta forma, conforme ele, os prefeitos optaram por uma OSS administrar o hospital regional. Com isto, conforme o que foi debatido, o governo estadual vai abrir um edital para contratar uma OSS.
Todavia, o governo assumiu a responsabilidade de investir na reforma do hospital e concluir as Unidades de Terapia Intensivas, as UTIs.
 Para o prefeito Asiel Bezerra, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, a  administração do hospital voltar para o município de Alta Floresta, ou mesmo para o Consórcio, seria suicídio.
“Diante das alternativas apresentadas, a melhor opção é o Estado continuar à frente do hospital através de uma OSS. Todos os prefeitos presentes estão de acordo e esperamos que o Estado priorize o setor de Saúde, faça os investimentos para melhorar o hospital e que atenda bem a população”, frisou Asiel Bezerra.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]