Reportagem/ Mato Grosso do Norte
A partir de segunda-feira, 8, a maioria dos Campus do Instituto Federal de Mato Grosso no Estado, entram em greve por tempo in determinado. Alta Floresta aderiu ao movimento e também suspenderá suas atividades, conforme nota assinada pelo diretor Geral do Campus, Marcos Luiz Peixoto da Costa.
O Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Júlio César dos Santos, na quinta-feira, 4, divulgou nota, assinada concomitante, pelos diretores dos campus do Estado, comunicando que o movimento de greve foi deflagrado pela categoria.
“O reitor e Diretores-Gerais dos Campi do IFMT dirigem-se à comunidade acadêmica e ao público em geral para informar sobre o início do movimento de greve, deflagrada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Seção Mato Grosso (Sinasefe/MT), na maioria dos campi1, a partir do dia 8 de abril”, diz a nota.
E também reconhecem a legitimidade do movimento por melhores condições de trabalho para os servidores. “Reconhecemos o atual movimento de greve nacional, liderado pelo Sinasefe e demais entidades sindicais participantes, como parte integrante do processo democrático para a busca por melhores condições de trabalho e valorização profissional dos servidores da educação”.
A nota também ressalta que tanto a reitoria como os demais diretores da instituição, estão comprometidos em buscar soluções, através de diálogo com o comando da greve do SINASEFE, “de forma a garantir as condições mínimas para atendimento do princípio da continuidade dos serviços públicos, por meio da definição das atividades essenciais ou inadiáveis, minimizando os impactos aos estudantes e à comunidade e por outro lado, respeitando também o direito de greve estabelecido na Constituição Federal’.
Durante o período de greve, diz a nota, o calendário acadêmico dos campi que aderiram ao movimento estará suspenso, mas com o retorno das atividades serão empreendidos esforços para sua regularização, de forma mais breve possível. O Campus Juína não houve a deflagração da greve.