Dionéia Martins
Mato Grosso do Norte
Paranaíta chega aos 46 anos consolidando-se como um dos polos de crescimento e integração regional. E um dos principais marcos desse avanço é o Lago Municipal, que vem ganhando protagonismo como espaço de lazer, turismo e realização de grandes eventos.
Desde a inauguração, na virada de 2017 para 2018, quando sediou o primeiro Réveillon no Lago, o local passou a ser ponto de encontro da população e destino de milhares de visitantes de cidades vizinhas.
Com infraestrutura adequada, segurança e boa localização, o espaço contribui para a promoção de eventos organizados e bem avaliados por quem participa.
“Paranaíta vem se destacando pelos eventos que realiza, com organização e segurança. O lago tem sido peça-chave nisso. Ele tem contribuído muito para fortalecer o turismo e a imagem positiva da nossa cidade”, finaliza Netinho.
A estrutura vem sendo usada para muito além do Réveillon. O espaço já recebeu encontros de colecionadores de carros antigos, festas escolares, campeonatos de pipas, encontros de motociclistas e atividades de pesca esportiva voltadas para famílias.
“O lago proporciona um espaço ideal para eventos, caminhadas e encontros de famílias. É seguro, tem fácil acesso e está bem na entrada da cidade. Com certeza, é um dos maiores patrimônios públicos que temos hoje em Paranaíta”, avalia o Diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Manoel de Moura, o Netinho.
Pelo segundo ano consecutivo, por exemplo, a tradicional quadrilha junina da Escola JK foi realizada no lago e reuniu cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, pais e comunidade escolar.
“Mesmo nos anos sem rodeio, conseguimos manter o calendário cultural com shows e festas de aniversário no lago. É um espaço democrático, muito valorizado pela população”, reforça o diretor.
Turismo e identidade local - Localizado na entrada da cidade, o Lago Municipal é cercado por avenidas duplas bem iluminadas. Um dos elementos que mais chamam a atenção dos visitantes é a réplica do Cristo Redentor instalada em um dos pontos mais altos da área, que confere imponência e identidade ao local.
O Lago Municipal também tem se consolidado como ponto turístico e de convivência social. Famílias utilizam o espaço para lazer, caminhadas e momentos de descanso. A gestão municipal tem apostado na valorização do local como forma de fomentar o turismo e integrar ainda mais Paranaíta ao circuito de eventos do interior de Mato Grosso.