Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

Atualidades Sábado, 01 de Outubro de 2022, 09:35 - A | A

01 de Outubro de 2022, 09h:35 - A | A

Atualidades / 1º de outubro - Dia do Idoso

Lar dos Idosos de Alta Floresta abriga pessoas de 6 municípios

É relevante reforçar a importância do cuidado e carinho com esse público, especialmente por ser o envelhecimento, um fenômeno natural, ligado a todos os seres vivos



Natalia Emanoela
Mato Grosso do Norte

A criação do Estatuto do Idoso – Lei Nº 10.741 - em 1º de outubro de 2003, possibilitou a ida mais frequente dessa turma de 60 anos ou mais nos lugares ou estabelecimentos, visto que favorece e demonstra respeito de todos com a idade avançada. Aquela placa de “preferencial” na maioria dos estacionamentos, bancos e comércios já é um exemplo bastante presente na sociedade.

Em Alta Floresta, celebra-se em 28 de setembro, Dia Municipal do Idoso. A cidade, no acolhimento a pessoa idosa, conta com a Casa Lar Dos Idosos Pedro Sierra Sanches, que abriga idosos sem disponibilidade de um núcleo familiar e sem condições de moradia própria.

A casa foi fundada em 17 de agosto de 1998 e antes era nomeado de Lar dos Idosos Benedita Fernandes. Funcionava na rua H 4, N° 422, em uma casa alugada. Hoje, situa-se em local próprio na Avenida Deputado Romoaldo Aluízio B. Junior, setor G, N° 1150, área doada pela família do Senhor Pedro Sierra Sanches e renomeado em sua homenagem.

Lilian Andrade, Coordenadora da associação, e Amanda Procópio, enfermeira responsável técnica, contam que hoje o espaço abriga 38 idosos, sendo 6 mulheres e 32 homens, com níveis de cognição diferentes.

Alguns independentes e outros acamados, que chegam ali encaminhados via CREAS ou CRAS, onde após passar pelo processo junto com Assistência Social e psicólogo é solicitado a vaga de acordo com o grau necessitado. O Local acolhe idosos de seis municípios, sendo Alta Floresta, Apíacas, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta.

Conforme Lilian, a rotina da Casa consiste em seis refeições ao dia, com quadro de 20 funcionários atualmente, plantão 12/36 com duas cuidadoras e uma técnica que se revezam nos cuidados. O Lar dos Idosos conta também com a ajuda de um fisioterapeuta pago por doação anônima, e acupunturista uma vez por semana.

“No decorrer do dia tem a disponibilidade de jogos e televisão. Ainda não estamos abertos a visitas por conta das consequências da pandemia. Porém temos a visita de grupos religiosos uma vez por mês e em breve estaremos abertos à visitação novamente”, explica Lilian.

A instituição recebe ajuda de alguns parceiros como o Rotary e o Sicredi. Porém, com o aumento significativo dos preços, necessita de doações da população, tanto em alimentos, como em remédios, fraldas e outros produtos.

A Coordenadora descreve que diariamente recebem mantimentos de habitantes da região e agradece quem se sensibiliza com a ação. “Ficamos muito agradecidos e recebemos cada doação de coração”, expressa.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]