Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024

Atualidades Quinta-feira, 27 de Abril de 2017, 00:00 - A | A

27 de Abril de 2017, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Município inicia discussões sobre Plano de Saneamento Básico



Assessoria Prefeitura de Alta Floresta

Aconteceu na quarta-feira (26) a primeira de uma série de audiências públicas que serão realizadas pelo município para a discussão e elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano de Gestão Integral de Resíduos Sólidos. Representantes de entidades e organizações civis participaram do encontro realizado no auditório da Câmara Municipal.

Durante cerca de uma hora e meia, o engenheiro sanitarista Fernando Sanches apresentou detalhes sobre o cronograma de elaboração do plano. Ele afirmou que este é o momento de ouvir os anseios da sociedade em relação ao que se espera do poder público em termos de saneamento nos aspectos de água, esgotamento e resíduos sólidos. Com base nas consultas sociais, é possível detalhar o que se pretende realizar nos núcleos urbano e rural de Alta Floresta.

“A gente já fez um levantamento, solicitação de mapas para as prefeituras, cadastramento de redes de água, esgoto, pavimentação asfáltica, fizemos levantamento no aterro seco, então a gente vai estar esta semana aqui em Alta Floresta tentando abranger o máximo possível de informações pra fazer um diagnóstico que seja sólido na medida em que a Prefeitura espera”, explicou.

Pelo cronograma estabelecido, a ideia é dentro dos próximos dois meses finalizar os diagnósticos nas áreas urbana e rural do município. Para isso, nesse período serão realizadas audiências e reuniões de trabalho com representantes de entidades e organizações civis. Em três meses, a empresa responsável pela elaboração dos planos espera finalizar as prospectivas e as metas de investimento.

“A participação (popular) nesta audiência foi boa, com a presença do pessoal do Ibama, Vigilância Sanitária, sociedade civil organizada de uma forma geral, e a gente sempre quer que o plenário esteja cheio. A gente convida a população, pra quando vier os chamamentos, venha participar, porque é o momento de discutir saneamento para os próximos 20 anos de Alta Floresta será nesta etapa”, descreve Sanches.

A secretária de Desenvolvimento, Elsa Lopes, observou que há preocupação da administração municipal em resolver o problema envolvendo o saneamento básico em Alta Floresta, ressaltando que essa é uma situação comum na grande maioria dos municípios brasileiros. “Pra nós é importante, tanto em nível de Prefeitura e também da população. Estamos realizando esse trabalho através de uma empresa, a Excelência, contratada pela Prefeitura, e eu peço que nas próximas reuniões a população participe, porque é um assunto de interesse de toda a sociedade”, conclui Elsa.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]