Segunda-feira, 24 de Março de 2025

Atualidades Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2016, 00:00 - A | A

19 de Dezembro de 2016, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Obras do IFMT estão na fase final

Jornal Mato Grosso do Norte



Cátia Brito
MATO GROSSO DO NORTE

Previsto para inaugurar no dia 06 de fevereiro de 2017, as instalações do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT- em Alta Floresta estão em fase de acabamento. A obra teve investimentos de mais de 23 milhões, sendo 11 milhões na construção e 13 milhões com rede lógica, equipamentos e mobília. O prédio conta com três blocos: Administrativo, Ensino, além do Auditório e biblioteca.

Prédio terá três blocos e contará com três elevadores, além da área de lazer e restaurante

O Instituto atua há dois anos no município de Alta Floresta em prédios cedidos pela Prefeitura Municipal. Atende 599 alunos sendo que 100 alunos são do município de Paranaíta onde têm um Centro de Referência. Além disso, em Paranaíta está sendo desenvolvida a Fazenda Experimental em um perímetro de 50 hectares com 19 laboratórios e áreas de experimentação. 
Atualmente oferta em período diurno cursos técnicos integrado ao ensino médio de administração, agropecuária e logística, tecnólogo em logística e bacharelado em Zootecnia. No período noturno, curso bacharelados em Administração. Para 2017/2 está previsto o curso tecnólogo em Gestão de Pessoas, com duração de 3 anos. 
O IFMT também oferece o Programa de Assistência Estudantil de alimentação, transporte e moradia. Atualmente 110 estudantes são contemplados com esta assistência que varia de 150-200 reais.
O diretor do IFMT, Júlio César dos Santos, explica que para atender a demanda será necessário contratar novos profissionais. “Houve contratações de empresas terceirizadas para as áreas de limpeza e segurança. Atualmente temos 21 técnicos e 29 professores. Serão chamados mais 13 professores até fevereiro, do concurso realizado pela instituição”, disse Júlio.
Estrutura- O prédio terá três blocos e contará com três elevadores, além da área de lazer e restaurante. O restaurante foi licitado recentemente e iniciará as obras em janeiro. Os alunos serão cadastrados e haverá catracas com tecnologia avançada na entrada do prédio. 
O bloco Auditório e biblioteca- O auditório terá capacidade para 378 pessoas distribuídos em dois pisos, rede wi-fi com acesso à internet para 400 pontos. A biblioteca será distribuída em dois pisos com mais de 10 mil livros, coordenação, sala audiovisual e videoteca, além de sala de informática com 12 computadores para a comunidade escolar pesquisar. 
O bloco administrativo contará com departamento administrativo, gestão de pessoas, pesquisa de extensão, gabinete com sala para chefe de gabinete, direção e sala de reunião com TV 60 polegadas, videoconferência e mesa com 22 poltronas para reuniões, departamento de ensino com assistência estudantil, secretaria, sala de professores, sala de coordenadores de curso, Núcleo de atendimento a pessoas com necessidades especiais, sala do chefe do departamento de ensino e sala de apoio. 
O bloco de ensino contará com 16 salas, sendo seis de 42 metros quadrados, seis de 48 metros quadrados e quatro de 60 metros quadrados, além de quatro laboratórios, sendo de Informática, Biologia, Química e Artes Cênicas. 
A previsão é que a demanda seja de 1.300 alunos até 2020.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]