Sexta-feira, 21 de Março de 2025

Atualidades Sexta-feira, 10 de Junho de 2016, 00:00 - A | A

10 de Junho de 2016, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Previsão é que obras no aeroporto comecem no 1º semestre de 2017

Jornal Mato Grosso do Norte



Assessoria /PMAF/ Com informações da SAC

O prefeito de Alta Floresta, Dr Asiel Bezerra de Araújo e o secretário de administração Claudinei de Jesus, juntamente com o gestor de segurança do aeroporto, Gilbert Vaz e a administradora Maria Nunes Soares, participaram na manhã de terça-feira, 8, de uma reunião com representantes da Secretaria da Aviação Civil (SAC) para discutir a ampliação e construção do aeroporto de Alta Floresta. O encontro aconteceu no aeroporto municipal Piloto Oswaldo Marques Dias.
Alta Floresta está entre os 13 aeroportos do estado que receberão melhorias através do Programa de Aviação Regional. Em Alta Floresta, o projeto do aeroporto contempla obras de construção de um novo terminal de passageiros de aproximadamente 2.160m², novo pátio para aeronaves de grande porte, estacionamentos, acesso viário, reforço de pavimentação na pista, introdução das áreas de segurança e correção das faixas de pista.
Para o prefeito Asiel Bezerra é muito importante batalhar para que o aeroporto de Alta Floresta receba melhorias e tenha uma pista de nível internacional podendo receber avião de grande porte. “Hoje estamos aqui recebendo uma comitiva da Secretaria de Aviação Civil (SAC) – formada pelo diretor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos Eduardo Bernardi, pelo coordenador-geral de Planejamento da SAC, Márcio Mafilli, e por representantes do Banco do Brasil, entre eles, o senhor Paulo Faria gerente de projeto de engenharia. Esta é uma visita técnica para averiguar in loco nosso aeroporto e verificar o que precisa ser feito para que tenhamos um aeroporto de ponta e a nível internacional, considerando que Alta Floresta é um pólo do ecoturismo, pecuária e o agronegócio já é uma realidade cada vez mais presente”, declarou Asiel.
O plano foi dividido em cinco etapas, são elas: 1ª – Estudo de Viabilidade Técnica 2ª – Estudo Preliminar; 3ª - Licenciamento Ambiental e Anteprojeto; 4ª - Licitação e 5ª – Em obras. Segundo o diretor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos Eduardo Bernardi, Alta Floresta está em fase avançada no Programa de Aviação Regional que consiste na 3ª- Licenciamento Ambiental e Anteprojeto. 
“Hoje estamos verificando as reais condições do aeroporto para elaborarmos o projeto. A pista está em boas condições, faremos um reforço na pavimentação, uma nova sinalização, novo pátio para aeronaves de grande porte, estacionamentos, acesso viário e um novo terminal de passageiros, nosso programa prevê atender principalmente os passageiros. É importante falar da regularização das faixas que vão permitir a instrumentação do aeroporto e a operação com procedimento RNAV ”afirmou o diretor. 
Após a visita, os técnicos têm um prazo de 90 dias para finalizar o projeto e obter a licença ambiental, a partir desta licença poderá ser feita a licitação para posteriormente iniciar as obras. A previsão de início é para o primeiro semestre de 2017.O PROGRAMA - O Programa de Aviação Regional foi criado em dezembro de 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras. Mais de 40 milhões de brasileiros vivem, hoje, a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região. O programa trabalha para encurtar essas distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população estejam a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aeroportuário. 

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]