Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Atualidades Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022, 19:22 - A | A

25 de Agosto de 2022, 19h:22 - A | A

Atualidades / MPT-MT e Marinha

Reunião destaca parceria na garantia da salvaguarda da saúde e da vida de trabalhadores aquaviários

Foram averiguadas as condições de saúde e segurança dos trabalhadores que laboram em atividades garimpeiras em balsas no rio Teles Pires



Assessoria de Comunicação MPT-MT

A importância da parceria entre o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e as Forças Armadas do Brasil (FA) na garantia da salvaguarda da saúde e da vida de trabalhadores aquaviários foi pauta de destaque durante a visita de membros do MPT-MT à sede estadual da Marinha no final do mês de julho.  

O procurador-chefe do MPT-MT, Danilo Nunes Vasconcelos, e as procuradoras do Trabalho Thalma Rosa de Almeida Furlanetti e Louise Monteiro Gagini, coordenadora e vice-coordenadora regional de Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa), reuniram-se com o comandante Alessandro Fajard, representante da Marinha do Brasil em Mato Grosso na ocasião, e representantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), a fim de debater a união de esforços para consecução de objetivos comuns das instituições por meio de atuação interinstitucional relacionada a acidentes e fatos da navegação envolvendo trabalhadores aquaviários e portuários.

  Fajard, que em julho de 2020 assumiu as funções como Primeiro-Capitão dos Portos designado de MT, falou sobre a atuação da Marinha, enfatizando o trabalho de fiscalização a ilícitos relacionados à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana, em especial no tocante às atividades garimpeiras. Evidenciou, ainda, a importância das cooperativas de garimpeiros nesse contexto.  

O comandante e os membros do MPT-MT destacaram, durante o encontro, a recente e bem-sucedida operação realizada pela Conatpa e pela Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), em que foram averiguadas as condições de saúde e segurança dos trabalhadores que laboram em atividades garimpeiras em balsas no rio Teles Pires, no município de Paranaíta-MT, e que estão vinculadas à Cooperativa de Pequenos Mineradores de Ouro e Pedras Preciosas de Alta Floresta e outros Municípios (Cooperalfa). Cerca de 600 trabalhadores, espalhados em pelo menos 150 balsas de garimpo, são cooperados.  

Cooperação  

Para promover ações conjuntas voltadas à segurança de trabalhadores aquaviários, MPT e Marinha do Brasil firmaram, em dezembro do ano passado, um acordo de cooperação técnica que prevê o desenvolvimento de projetos e atividades de interesse comum com foco na melhoria das condições de vivência e trabalho a bordo de embarcações.  

O acordo possibilita a realização de ações nos campos da instrução, fiscalização, comunicações, inteligência e outras áreas afins. A parceria também visa a promover, de forma ágil e eficiente, uma atuação coordenada para conscientização e fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos.  

Para a coordenadora nacional da Conatpa, procuradora do Trabalho Flávia Bauler, a operação consolidou a parceria institucional. “Vi na Marinha do Brasil o interesse em apoiar o MPT, até por concordar com bandeiras que levantamos aqui. E o que a gente fez mostrou justamente isso, como nossa parceria institucional é uma conjugação de esforços com um objetivo comum, que é a segurança do trabalho, que impacta na segurança da navegação e na salvaguarda da vida humana no mar.”  

Fajard também falou sobre a importância da operação. “Poder contribuir com um órgão tão importante como o Ministério Público e levar a atividade totalmente alinhada à salvaguarda da vida humana, que é um dos pilares de sustentação da existência da Capitania, só faz com que nos orgulhemos muito de fazer um bom trabalho. Colheremos bons frutos disso”, concluiu.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]