José Vieira
Mato Grosso do Norte
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Alta Floresta, já perfurou 24 poços artesianos em diferentes localidades do município. O Secretario Elói Luiz de Almeida, explica que a Secretaria recebe um termo de doação do terreno, faz a medição das coordenadas, a medição de onde será feita a perfuração, monta um processo e envia para a Metamat [Companhia Mato-grossense de Mineração] para aprovação.
Os poços vêm acompanhados de um quite completo para a instalação, com caixa de água fechadas e todos os itens necessários para seu funcionamento. Entretanto, ainda restam instalar 14 caixas de água porquê ainda não foram enviadas ao município.
“Eram para furar apenas 8 poços, mas furamos 24. A demanda é grande no município. E já temos um processo montado para furar mais 20 poços. Agradeço ao presidente da Metamat, Juliano Jorge, que era daqui, tem um carinho pelo município e atendeu aos nossos pedidos”, acentua Elói.
No entanto, para atender a demanda existente, conforme Elói, a prefeitura teria que comprar uma perfuratriz hidráulica, por que o Estado não tem condições de atender a todos os 141 municípios devido a grande demanda. “Com um equipamento próprio iriamos resolver este problema e atender a toda a nossa demanda, que é muito grande”, disse o secretário.
Entre os locais que já foram atendidos, ele cita o setor de chácaras, na comunidades da Pista do Cabeça foram feitos 4 poços, na cooperativa da comunidade Ouro Verde, comunidade Rio Verde, comunidade Sol Nascente, Vila Rural e na Escola Militar.
“Esse trabalho me gratifica muito por que é de alcance social. Água é vida!”, observa.