Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025

Atualidades Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025, 08:13 - A | A

15 de Setembro de 2025, 08h:13 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Três décadas depois, pioneiros do Tiro de Guerra 09-001 SÃO homenageados

Evento reuniu pioneiros, autoridades e ex-atiradores da primeira turma em uma noite de homenagens e reencontros históricos



Dionéia Martins/Mato Grosso do Norte

Na noite do último sábado (13), o Tiro de Guerra 09-001 de Alta Floresta realizou uma solenidade carregada de emoção e simbolismo. O evento marcou o reencontro de gerações de atiradores e prestou homenagem a dois nomes fundamentais na história da instituição: o capitão da reserva Carlos Alberto Xavier da Silva, primeiro instrutor, e o subtenente da reserva Mário Simões Pires, primeiro chefe de instrução. Ambos estiveram à frente do TG quando a unidade começou a funcionar, em 1994, e foram os responsáveis por estruturar as primeiras turmas de jovens alta-florestenses.

Trinta anos depois, retornaram ao município para rever antigos companheiros e receber o reconhecimento público da cidade. O prefeito e atual diretor do TG, Valdemar Gamba, destacou o papel do tiro de guerra na formação cidadã de mais de 2.100 jovens ao longo das últimas três décadas. “Sempre tivemos a sorte de contar com comandantes comprometidos e responsáveis, o que faz com que os nossos atiradores saiam daqui preparados não só para o Exército, mas para a vida”, afirmou.

Visivelmente emocionado, o capitão Xavier lembrou das dificuldades enfrentadas no início e se disse surpreendido pela homenagem. “Está sendo maravilhoso, uma grata surpresa. Nós viemos para um passeio, rever colegas de 94, 95 e 96, e não esperávamos por essa solenidade. Encontrar Alta Floresta infinitamente melhor, bem desenvolvida, e poder estar com nossos ex-atiradores é uma grande satisfação”, afirmou.

Já o subtenente Simões ressaltou o orgulho de ver o legado construído em 1994 dar frutos três décadas depois. “É sempre bom voltar aos lugares por onde passamos, mas aqui tem um sabor especial. Iniciamos um trabalho que hoje, 30 anos depois, continua vivo e bem estruturado. Encontrar a cidade em pleno desenvolvimento e ver o tiro tão bem organizado nos enche de alegria”, destacou.

A noite também foi marcada pela presença de vários atiradores da primeira turma, que se reencontraram após quase três décadas. Entre abraços e conversas animadas, eles relembraram histórias do tempo em que ajudaram a erguer o TG e deram os primeiros passos no aprendizado da vida militar.

Durante a solenidade, discursos lembraram as primeiras instruções dadas em um pátio ainda de terra batida e o esforço coletivo para erguer a estrutura física do TG. Ex-atiradores das turmas de 1994, 1995 e 1996 marcaram presença, reforçando o espírito de companheirismo que atravessa gerações. O atual chefe de instrução, subtenente André Luiz Fagundes, ressaltou a importância do TG não apenas na formação de reservistas, mas também na construção da cidadania.

“Aqui, além do treinamento militar, os jovens desenvolvem valores de civismo, disciplina e respeito, se tornando cidadãos mais conscientes e preparados para contribuir com a sociedade”, afirmou.

A noite terminou em clima de confraternização entre autoridades, ex-atiradores, familiares e a turma atual de 2025. Um encontro em que passado e presente se uniram para reafirmar a importância do Tiro de Guerra de Alta Floresta como sentinela avançada do norte mato-grossense.  

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]