Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025

Política Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025, 09:25 - A | A

15 de Setembro de 2025, 09h:25 - A | A

Política / em Sorriso

Alckmin promete empenho para destravar Ferrogrão

Vice-presidente participou de evento político com prefeito da região norte na cidade de Sorriso



Reportagem
Mato Grosso do Norte

Em visita a Sorriso, na sexta-feira, 12, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura e a expansão do comércio exterior brasileiro.
Durante encontro com prefeitos da região norte, o governador Mauro Mendes e o ministro Carlos Fávaro, Alckmin prometeu empenho para destravar o projeto da Ferrogrão.
A Ferrogrão, a aguardada ferrovia que conectará Sinop (MT) a Itaituba (PA) foi destacada durante o pronunciamento do vice-presidente. Ele observou a importância estratégica do empreendimento e a necessidade de superar os entraves jurídicos. “Vou me empenhar para resolver os problemas jurídicos, mostrando que ferrovia ajuda o meio ambiente, se substitui milhares de carretas, óleo diesel, evita a ocupação grande de regiões, melhora custo, logística”, declarou.

Para Alckmin, a ferrovia, além de otimizar o transporte e reduzir custos, contribui significativamente para a sustentabilidade, diminuindo a emissão de CO2 na atmosfera em comparação com o transporte rodoviário.
O projeto da Ferrogrão, que teve seu traçado no Pará refeito por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) devido à proximidade com o Parque Nacional Jamanxim, agora aguarda análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
A expectativa é que o governo envie o projeto ao TCU até novembro, e que as análises sejam concluídas no primeiro trimestre do próximo ano, abrindo caminho para o lançamento do edital e investimentos de multinacionais do agronegócio e do próprio governo.
Relações Internacionais- Ele buscou tranquilizar sobre as relações comerciais com os Estados Unidos, descartando retaliações após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Não há nenhuma relação entre decisão do Poder Judiciário e política, imposto de importação e exportação é política regulatória, então não há relação entre uma coisa e outra”, asseverou Alckmin.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]