Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025

Política Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025, 08:20 - A | A

11 de Setembro de 2025, 08h:20 - A | A

Política / RESERVATÓRIO

Deputado propõe audiência pública para tratar dos impactos causados pela UHE Colíder



Reportagem

Na sessão realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na quarta-feira, 10, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou requerimento para a realização de audiência pública, no dia 16 de setembro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Colíder, para tratar sobre os impactos ambientais e socioeconômicos – principalmente na pesca e no turismo - da Usina Hidrelétrica Colíder (UHE) com o rebaixamento do nível da água do reservatório para garantir a segurança do empreendimento.

“Já é do nosso conhecimento, os prejuízos ambientais – como a mortandade de peixes com o rebaixamento do rio, interferência na navegação de ribeirinhos e a realização de dois importantes festivais nas margens do Teles Pires: o Fest Praia, em Paranaíta, e o Viva Floresta, em Alta Floresta – ambos eventos turísticos que movimentam a economia regional. Essa audiência é para debatermos e obtermos os devidos esclarecimentos sobre as medidas adotadas e os planos emergenciais de compensação aos municípios afetados”, explica o parlamentar.

Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr

A Eletrobras, responsável pelo empreendimento, entrou em estado de alerta no último dia 14 de agosto, após identificar problemas em quatro dos 70 drenos do sistema, o que elevou a vazão hídrica acima do normal. Apesar de não haver risco de rompimento da barragem, a empresa optou por reduzir o nível do reservatório em até 17 metros, como medida de precaução, durante um período de aproximadamente 30 dias.

A UHE Colíder abrange os municípios de Colíder, Nova Canaã do Norte, Cláudia e Itaúba, no norte de Mato Grosso, com potência de geração de 300 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer cerca de 850 mil habitantes.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]