José Vieira
Mato Grosso do Norte
O diretor da faculdade Uniflor, professor Dr. José Antonio Tobias, recebeu uma homenagem de Congratulação da Câmara Municipal de Alta Floresta, durante sessão realizada na segunda-feira, 8, proposta pelo vereador Claudinei Jesus (MB). A honraria, conforme o vereador, é o reconhecimento ao seu legado construído em Alta Floresta, através da criação da Uniflor.
O vereador leu um texto na tribuna da Câmara, ressaltando a história do professor. Nascido em Morro Agudo (SP), ele construiu uma carreira sólida como professor universitário em importantes instituições brasileiras, como a Universidade Pontifícia Católica- PUC e Universidade Estadual Paulista, em Marília.
Ao se aposentar veio para Alta Floresta para fundar a Uniflor, que promoveu uma grande transformação no setor Educacional de Alta Floresta.
“Sua história se entrelaça com Alta Floresta. Visionário, fundou a Uniflor, instituição que se tornou um dos grandes motivos de orgulho de Alta Floresta, com a construção do Campus Universitário e a implantação de diversos cursos superiores. Com sua liderança, a Uniflor se consolidou como espaço de valorização, com oportunidade para jovens que não precisaram sair de sua cidade natal para se formar”, relata Claudinei.
Tobias também é escritor, autor de 29 livros, alguns adotados por Universidades. Sua história é de coragem, amor e dedicação por Alta Floresta.
foto/ Mato Grosso do Norte

Em sua fala, o professor José Antonio Tobias, externou o apoio que sempre recebeu da Câmara municipal de Alta Floresta, desde quando chegou na cidade, há cerca de 30 anos, para fundar a Faculdade Uniflor.
“Fico muito feliz com esta homenagem. Estou próximo de completar 100 anos e estou aqui cercado destes amigos, que são amigos de 30 anos. Desde quando eu aqui cheguei, a Câmara Municipal de Alta Floresta sempre foi minha defensora”, disse.
Emocionado, ele observou também que, atualmente, não é crível escrever a história de Alta Floresta e região norte de Mato Grosso, sem incluir a Uniflor como protagonista de progresso e inclusão social.
E para os que acham que o quase centenário Tobias está pensando em se aposentar, durante sua fala na cerimônia, ele deixou um recado. Quiçá uma premonição. “Eu não vim para Alta Floresta apenas para fundar a faculdade. Eu vim para fundar a Universidade de Alta Floresta. A promessa e a esperança ficam de pé. E se Deus quiser, eu chegando até aos 120 anos, nós teremos a nossa Universidade de Alta Floresta”, disse emocionado.
Professor Tobias completará 100 anos em julho de 2026.