Assessoria
O governador de Mato Grosso sancionou, nesta quinta-feira (11.09), a Lei nº 13.029/2025, de autoria do deputado estadual Dilmar Dal Bosco (UB), que institui o Sítio Pesqueiro Estadual de Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia. A iniciativa tem como foco o desenvolvimento da pesca desportiva, científica, piscicultura familiar e comercial, além da pesca de subsistência para ribeirinhos, sitiantes e chacareiros que vivem às margens do lago do Manso.
O novo Sítio Pesqueiro abrange 427 quilômetros do lago do Manso, formado pela Usina Hidrelétrica do Manso. A legislação prevê a permissão para a prática da pesca científica e desportiva inclusive durante o período da piracema, desde que haja autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT).
De acordo com o deputado Dilmar Dal Bosco, autor da proposta, o lago possui grande potencial para impulsionar a pesca desportiva e consolidar Mato Grosso como referência no turismo pesqueiro.
“O lago do Manso tem um potencial incrível para o desenvolvimento da pesca desportiva. Nosso objetivo é fomentar o turismo pesqueiro internacional e nacional, gerando empregos e renda para nossa gente”, destacou o parlamentar.
O governo estadual aposta que a criação do Sítio Pesqueiro trará impactos positivos para a economia regional, com o fortalecimento de hotéis, pousadas, restaurantes e comércios especializados em acessórios de pesca. A expectativa é que a iniciativa estimule o turismo, gere empregos e aqueça a economia local em Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia.