Cida Rodrigues | Secel-MT
Em virtude das medidas para conter o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) informa o cancelamento das etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude em Mato Grosso.
A deliberação acompanha a decisão do Comitê Olimpico do Brasil (COB) de cancelar as fases regionais em que os estados, divididos em três regiões brasileiras, disputariam as vagas para a fase final brasileira dos esportes coletivos. Mais recentemente, a instituição olímpica também alterou o formato da maior competição esportiva estudantil do Brasil em 2020. Caso ocorra, a etapa nacional contará apenas com modalidades individuais excepcionalmente, os esportes coletivos (futsal, voleibol, basquete e handebol) não serão realizados.
Além disso, o cancelamento das fases regionais mato-grossenses leva em conta a manutenção da suspensão das atividades escolares presenciais e as medidas de restrição para a prevenção dos riscos de disseminação do coronavírus em todo o território de Mato Grosso.
“A necessidade de que as escolas permaneçam fechadas, a falta de treino dos atletas, o cancelamento e as mudanças nas fases nacionais realizadas pelo COB e todas as medidas que o Estado e municípios tiveram que seguir para combater a Covid-19, tudo isso fez com que não tivéssemos outra saída a não ser cancelar as fases regionais”, lamenta o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Para classificar as equipes nas competições nacionais, a Secel havia definido o calendário dos Jogos Escolares em Mato Grosso para o período de maio a setembro, com a realização de 10 etapas regionais e outras três fases estaduais.
Neste ano, Cuiabá era candidata à sede da Regional Verde, que envolve os sete estados da região Norte, Mato Grosso e Distrito Federal, e estava prevista para ocorrer em setembro. Uma comitiva do COB chegou a visitar a cidade na primeira quinzena de março, realizando inspeção nos locais de competição e reuniões com a equipe da Secel, além do setor hoteleiro. Essa etapa da competição nacional também foi cancelada pelo COB.
“Já informamos o cancelamento aos gestores dos municípios-sede e também dos demais municípios. Esperamos contar a compreensão de todos e que tudo isso passe logo para que possamos celebrar em breve novas parcerias”, finaliza Jefferson