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Carros Sexta-feira, 18 de Março de 2022, 18:08 - A | A

18 de Março de 2022, 18h:08 - A | A

Carros / AUTO PRESS

A Kombi da nova geração

Volkswagen apresenta o furgão 100% elétrico ID. Buzz, que chega na Europa em setembro e não vem para o Brasil tão cedo



POR EDUARDO ROCHA
AUTO PRESS

Depois de apresentar diversas unidades com disfarce de pintura em arco-íris – talvez para exaltar o passado hippie da Kombi –, a Volkswagen finalmente apresentou o que, a princípio, é a versão definitiva do furgão ID. Buzz, o primeiro 100% elétrico da marca. O modelo, como vem ocorrendo com veículos utilitários, o ID. Buzz conta com um sistema de carregamento bidirecional, que possibilita usá-lo também como fonte de energia. O modelo será lançado a partir de setembro, com a pré-venda iniciada em maio na Europa. Por outro lado, dificilmente o modelo será trazido para o Brasil nos próximos anos. Até por conta do preço. Na Europa, a expectativa é que o modelo custe a partir de 50 mil euros, aproximadamente R$ 300 mil na conversão direta.
O modelo foi apresentado em duas versões: ID. Buzz e ID. Buzz Cargo, ambas baseadas na plataforma MEB, Modular Eletric Battery, utilizada em todos os modelos da linha ID. Eles receberam no lançamento uma bateria de 77 kWh líquidos (82 kWh brutos). Seguindo a tradição da Kombi original, o motor é traseiro e é o mesmo usado no ID.3, com150 kW, ou 204 cv e 31,6 kgfm, capaz de levar o furgão a até 145 km/h. A bateria fica instalada em um compartimento no piso entre os eixos para melhorar a distribuição de peso e rebaixar o centro de gravidade. No carregamento, ao utilizar um carregador de alta potência – de corrente contínua de até 170 kWh, a capacidade da bateria vai de 5% a 80% em 30 minutos. Em um carregador público de 11 kWh – os utilizáveis na prática , a carga completa consome mais de 8 horas – a Volkswagen não forneceu dados de autonomia.
A Volkswagen buscou manter diversas referências de design ao T1, primeiro modelo da Kombi, conhecida no Brasil como Jarrinha ou Coruja, produzida na Europa até meados da década de 1960 e no Brasil até meados da década de 1970. Como na T1, o motorista fica sentado em cima do eixo dianteiro e não há um capô dianteiro proeminente. Outro detalhe típico é o design em forma de V, com a marca da fabricante exageradamente instalada entre os faróis – no caso da ID. Buzz, em led – e a pintura em dois tons.
O modelo conta de série com os sistemas de assistência como alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e assistente de manutenção na faixa de rodagem. No interior, o design busca otimizar o espaço. O modelo tem no total 4,71 metros de comprimento, com 1,94 m de altura, 1,99 m de largura e entre-eixos de 2,99 metros. O habitáculo da versão de passageiros recebe até cinco ocupantes, além da capacidade 1.121 litros do porta-malas. Com a segunda fila de bancos rebatida, o volume útil sobe para 2.205 litros. Na versão Cargo, o modelo pode oferecer dois ou três lugares na frente e um espaço espaço de carga, separado por uma divisória, de 3.900 litros. Apesar do bom volume, o modelo transporta apenas 650 kg de carga. O modelo é produzido na principal fábrica do Grupo para a Divisão de Veículos Comerciais da marca, erm Hamburgo.

Foto: Divulgação

NOVA KOMBI

 

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