Sábado, 02 de Agosto de 2025

Política Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 10:51 - A | A

01 de Agosto de 2025, 10h:51 - A | A

Política / Operação Sepulcro

TJ cria comissão para auditoria de pagamentos da conta única



Reportagem
Mato Grosso do Norte

Reportagem

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) instituiu, na quarta-feira, 30, uma Comissão Especial de Auditoria para analisar todos os pagamentos de alvarás judiciais e movimentações da Conta Única do Poder Judiciário após a Operação Sepulcro Caiado, deflagrada pela Polícia Civil, que revelou um esquema que desviou R$ 21 milhões da instituição.

Na operação, a polícia cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra advogados e servidores do Judiciário. O esquema consistia em ajuizar ações de execução, sem o conhecimento das partes rés, com assinaturas e documentos falsos, utilizando procurações falsas para representar vítimas que não haviam contratado os advogados envolvidos nos crimes. Eles também simulavam a quitação da dívida via depósito judicial, juntando comprovantes de pagamentos falsificados aos autos dos processos.
Os servidores do TJ criavam planilhas falsas simulando os depósitos na Conta Única da Corte Caberá à Comissão Especial de Auditoria apurar a existência de irregularidades no pagamento de alvarás judiciais realizados em processos da 1ª e 2ª instâncias, no período de maio de 2011 a maio de 2025; verificar se houve fraudes em comprovantes de pagamentos de alvarás judiciais e vinculação de valores na Conta Única, no período de maio de 2011 a maio de 2025. Também deverá identificar os beneficiários dos depósitos. A Comissão terá o prazo de 60 dias para concluir os trabalhos.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]