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Carros Sexta-feira, 04 de Novembro de 2022, 17:35 - A | A

04 de Novembro de 2022, 17h:35 - A | A

Carros / versão TXS

Alta ocupação

O SUV Tiggo 8, da Caoa Chery, ganha versão TXS com retoques visuais e diversas tecnologias de condução autônoma



por Eduardo Rocha
Auto Press

Os tempos mudaram. Com a adoção de normas de segurança e a maior civilidade exigida pelas leis de trânsito no Brasil, quase se vê mais aquelas cenas de crianças amontoadas dentro de um carro. Isso abriu espaço para uma maior oferta de modelos com maior capacidade de passageiros e ao mesmo tempo trouxessem conforto e estilo. Foi nisso que a Caoa Chery apostou quando lançou o SUV médio-grande Tiggo 8, com capacidade para sete ocupantes. E prosperou. Em 2022, o Tiggo 8 se tornou o modelo mais vendido da marca no país, com um acumulado em torno de 9 mil unidades de janeiro a outubro. Para manter o modelo em alta, a Chery passa a oferecer o modelo na versão TSX Max Drive, com uma leve renovação visual e um pacote de equipamentos que inclui diversos recursos de sistemas avançados de assistência à condução, ADAS na sigla em inglês. As novidades afetaram ainda o valor do modelo 2023, que passa a custar R$ 214.990. Cerca de 6% acima do modelo 2022 sem o pacote Max Drive, mas ainda 10% abaixo do único rival direto, o Jeep Commander Limited.

Na parte visual, o Tiggo 8 ganhou uma nova grade, que mantém o formato geral, mas os tracejados ficaram arredondados e agora são separados horizontalmente por aletas, também cromadas. A parte inferior do para-choque também foi renovado e os novos faróis de neblina com assistente de iluminação em curvas. Na traseira, a logo da Chery, que dividia a barra reflexiva traseira, agora fica diretamente sobre a tampa, deixando a linha de led entre as lanternas contínua. No interior, as mudanças também foram discretas. Os bancos foram redesenhados e passam a combinar revestimento em couro sintético preto com pespontos em cinza. O conjunto de telas não mudou: o painel manteve 12,3 polegadas em TFT e a central multimídia ficou com os mesmos 10,25 polegadas.

A maior novidade, no entanto, é mesmo o conjunto Max Drive, de sistemas avançados de assistência ao condutor que dá o sobrenome à versão. As informações que são utilizadas pelo ADAS são fornecidas por uma câmera frontal e um radar, além dos sensores que monitoram o entorno do SUV. O pacote inclui recursos consagrados como alertas de colisão com frenagem autônoma, controle de velocidade adaptativo com assistente de congestionamento stop&go, monitor de faixa de rolagem, farol alto automático, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. Faltou apenas frenagem autônoma em baixa velocidade, útil em manobras de estacionamento.

O conteúdo do Tiggo 8 busca justificar o preço maiúsculo. Ele traz volante multifuncional, carregador de celular por indução, ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos, central multimídia com espelhamento via cabo com Android Auto e Apple CarPlay, iluminação ambiente com sete cores, teto solar panorâmico, chave presencial com botão de partida e tampa do porta-malas elétrica, comando de climatização à distância, freio de estacionamento elétrico, banco do motorista e do carona com ajustes elétricos, câmera 360 graus, airbags frontais, laterais e de cortina e sensor de pressão e temperatura dos pneus.

Apesar de oferecer sete lugares, as dimensões do Tiggo 8 não são das mais exageradas. São 4,70 metros de comprimento com 1,71 m de altura, 1,86 de largura e 2,71 m de entre-eixos. O espaço para as bagagens vai dos 193 litros da configuração para sete ocupantes, passa pelos 889 litros com cinco lugares disponíveis e chega a 1.930 litros com as duas fileiras de bancos traseiros rebatidas. Sob o capô, o Tiggo 8 traz o mesmo conjunto mecânico. Trata-se de um motor 1.6 turbo a gasolina com injeção direta de combustível, que rende 187 cv de potência e 28 kgfm de torque, gerenciado por um câmbio de dupla embreagem com sete marchas.

 

Primeiras impressões
Na linha do equilíbrio

Pelas linhas externas, não dá para antecipar que o Tiggo 8 tem lugar para sete ocupantes. Não porque seja pequeno. Afinal, são 4,70 metros de comprimento. O mérito está no design. Ao contrário do que acontece com o design do rival Jeep Commander, que parece esticado para incluir os dois lugares da terceira fileira, o Tiggo 8 tem volumes mais equilibrados e linhas mais harmoniosas. A renovação visual da linha 2023 tem a mesma sutileza. Mudaram uns detalhes na grade, na base do para-choque, na lanterna traseira e só.

O que mudou mesmo foi a arsenal tecnológico do SUV. O modelo já trazia um conjunto de recursos de conforto e luxo, como banco elétricos, acabamento em couro sintético, painel digital, ar duplo, tampa do porta-malas elétrica, entre outros. Agora recebeu os sistemas avançados de assistência à condução, que nivelam o SUV da Chery com os modelos nacionais mais modernos do mercado.

A motorização é outro ponto a favor do Tiggo 8. O motor 1.6 turbo GDI rende 187 cv, o que representa uma relação peso/potência de bons 8,55 kg/cv. Daí a aceleração declarada de zero a 100 km/h em 9 segundos. O torque, de 28 kgfm, aparece na totalidade entre 2 mil e 4 mil rotações. O reflexo direto é um carro bem disposto e ágil, apesar dos 4,70 metros de comprimento. 

Álbum de fotos

Fotos: Eduardo Rocha/Auto Press

Fotos: Eduardo Rocha/Auto Press

Fotos: Eduardo Rocha/Auto Press

Fotos: Eduardo Rocha/Auto Press

Fotos: Eduardo Rocha/Auto Press

Fotos: Eduardo Rocha/Auto Press

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