Domingo, 16 de Junho de 2024

Carros Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 17:15 - A | A

22 de Maio de 2024, 17h:15 - A | A

Carros / BMW MOTORRAD F 900 GS

Aventura sob medida

F 900 GS, a nova big trail da BMW que será feita no Brasil, é contundente, versátil e muito fácil de conduzir



por Jonatas Miranda
Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press

A nova BMW Motorrad F 900 GS tem produção prevista em Manaus ainda este ano. Mas em outros países, a nova família de motocicletas big trail já está presente. Como é o caso dos Estados Unidos, onde a nova GS foi avaliada – mais precisamente em Las Vegas, Nevada. Logo de cara, a nova F 900 impressiona bastante. O design do conjunto ótico, com assinatura luminosa em forma de Y deitado, forma três seções internas separadas e dá um ar atlético e tecnológico ao modelo. A rota oferecida tinha perto de 400 km, com trechos em cidades, estradas secundárias e passagens em deserto, florestas e reservas naturais. A F 900 GS enfrentou calor, frio, terra, asfalto e até neve, mas nada disso a fez chegar ao limite.                

É certo que a 1250 GS ou a 1300 GS também conseguiriam enfrentar estes percursos, mas é nessa combinação de aplicações que reside a superioridade das 900. Com menos peso, reproduz as mesmas sensações e capacidades dos modelos maiores, mas exige muito menos trabalho e esforço dos pilotos. Isso se traduz em uma dinâmica contundente, quase brutal. Com um peso menor (219 kg a seco), os 105 cv de potência e os 9,5 kgfm de torque são valorizados. O propulsor bicilíndrico de quatro tempos e duplo comando de válvulas é refrigerado a água e é ajustado para entregar sensações semelhantes às dos motores boxer, com muito torque, capaz de se dar muito bem tanto na terra quanto em pilotagem extrema.                

Ela também sabe como ir rápido na estrada. Os três modos de condução Dynamic, Enduro e Enduro Pro alteram sensivelmente o comportamento da F 900 GS. E embora ela possa ser muito versátil e confortável mesmo sem recorrer às configurações mais específicas, a Motorrad incorporou um novo garfo de 43 mm ajustável em nível de rebote e dureza, fornecido pela Showa. O mesmo vale para a suspensão traseira, com pré-carga do monochoque também ajustável. Uma simples manobra em ambos os casos é suficiente para encontrar o nível ideal de rigidez, de acordo com o objetivo.                

No deserto de Nevada, mais uma vez o terreno convida a ficar de pé nos apoios dos pés e deixar a BMW Motorrad F 900 GS fluir entre cascalho e areia com uma dose mínima de atuação da parte eletrônica, pois apesar de ser implacável na hora de atacar superfícies, a motocicleta ainda permite que o piloto refine as habilidades no off-road. Nesse sentido, a eletrônica da F 900 GS não se impõe sobre o condutor. Aqui, o piloto acaba sendo o único limite. No final, a nova big trail da BMW mostrou um desempenho digno de um modelo que dispõe da robustez de um motor boxer, mas com maior elasticidade. Ou seja: é uma moto um pouco fora da caixa, mas de uma forma muito positiva.  

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