Sábado, 27 de Julho de 2024

Carros Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022, 11:11 - A | A

30 de Setembro de 2022, 11h:11 - A | A

Carros / Volkswagen

De um polo a outro

Volkswagen Polo 2023 ganha nova frente, fica mais em barato, mas traz motor mais fraco e perde em conteúdo



por Eduardo Rocha
Auto Press

No Brasil, a Volkswagen tem uma eterna briga de imagem. Enquanto a marca tanta impôr uma ideia de tecnologia, as vendas historicamente sempre se concentram nos carros mais simples e antigos da linha. A fabricante até se arrisca em lançar modelos mais ousados, mas sempre esbarra na resistência do consumidor. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o compacto Polo, lançado em 2017 com a missão de substituir o eterno Gol. Até aqui não deu certo. Depois de cinco anos convivendo no mercado, o Gol emplaca nada menos que 20 vezes mais que o Polo. A marca alemã volta à carga agora nesta tentativa de sucessão com algumas medidas para baratear o Polo e preparar o terreno para a saída de cena da linha BX (Gol, Voyage e Saveiro) nos próximos dois ou três anos. Não é uma operação simples, já que os três modelos correspondem a 50% das vendas da Volkswagen no Brasil.

O Polo 2023 chega às concessionárias da marca por R$ 82.990 na versão MPI MT, passa a R$ 92.990 na TSI MT, R$ 101.990 na Comfortline AT e R$ 109.990 na Highline AT – uma nova versão GTS ainda não foi apresentada. A versão de entrada MPI manteve o mesmo preço da antiga 1.0 Flex, enquanto a Comfortline e a Highline ficaram, respectivamente R$ 8 mil e R$ 7 mil mais baratas. A novidade fica por conta da nova versão TSI, uma versão com motor 1.0 turbo, câmbio manual e conteúdo semelhante à MPI.

O manutenção do preço do modelo de entrada e o barateamento das versões mais caras foram às custas de alguns empobrecimentos do Polo. Caso da supressão dos faróis de neblina e dos airbags laterais, a retirada do freio a disco nas rodas traseiras e a adoção do motor 1.0 170TSI, no lugar do antigo 200TSI. Com ele, a potência cai de 116/128 cv para 109/116 cv e o torque recua de 20,4 para 16,8 kgfm (se fosse seguir o critério de nomear o motor com usar a medida do torque em Nm, o correto seria 165TSI). A aceleração de zero a 100 km/h do novo Polo é feita em 10,5 segundos, ou 0,9 segundo mais lento que o anterior. Para o ano que vem, a Volkswagen promete uma versão ainda mais barata, o Polo Track, que vai usar o mesmo motor da versão de entrada MPI: o 1.0 de três cilindros usado anteriormente, que rende 77/84 cv e 9,6/10,3 kgfm, com gasolina/etanol.

Volkswagen Polo 2023 ganha nova frente, fica mais em barato, mas traz motor mais fraco e perde em conteúdo

Por outro lado, os faróis em led agora são de série e a frente ganhou um novo visual, replicando o face-lift promovido na Europa no final do ano passado. Já em relação à traseira, a Volkswagen decidiu economizar. Em vez de usar as lanternas europeias, que se alongam pela tampa da mala (semelhante às do Renault Sandero), a fabricante alemã apenas rearrumou as luzes internas. Por dentro, as mudanças foram em relação aos tecidos usados no acabamento e os bancos com encosto de cabeça integrado.

Em relação ao conteúdo, a versão de entrada traz de relevante ar-condicionado analógico, chave com controle remoto, computador de bordo, direção elétrica, rodas de aço aro 15, sistema de som com conexão Bluetooth e volante multifuncional. A TSI incorpora espelhos elétricos, painel digital de 8 polegadas, rodas de liga-leve aro 15 e sensores de estacionamento traseiros. A versão Comfortline adiciona coluna de direção ajustável, controle de cruzeiro, chave presencial para travas e ignição e câmbio automático com paddle shifts no volante. Por fim, a Highline agrega ar-condicionado digital, câmera de ré, carregador de celular por indução, retrovisor interno eletrocrômico, painel digital de 10,25 polegadas, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de luz e chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. 

Álbum de fotos

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]