Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024

Carros Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023, 15:55 - A | A

22 de Dezembro de 2023, 15h:55 - A | A

Carros / Fora da curva

Fúria em forma de arte

Para comemorar seu sexagésimo aniversário, a Lamborghini apresentou a edição especial Opera Unica do Revuelto



por Daniel Dias

AutoMotrix    

A Automobili Lamborghini encontrou um jeito muito criativo para comemorar seus 60 anos. A marca italiana apresentou uma edição especial do Revuelto – lançado este ano e sucessor do lendário Aventator –, chamada de Revuelto Opera Unica. “Por ser este o principal mercado da empresa a nível mundial, é mais do que pertinente trazermos o Revuelto Opera Unica para os Estados Unidos e apresentá-lo durante a ‘Art Basel Miami Beach’. Sendo o Lamborghini mais rápido e tecnologicamente mais avançado e mais personalizável da história, o Revuelto tem registrado uma resposta muito positiva por parte dos clientes. O emblemático V12 é parte integrante da história da Lamborghini, e, com o Opera Unica, exploraremos as possibilidades da nossa personalização criando uma obra-prima em forma de automóvel”, explicou Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini.

O Revuelto é o primeiro modelo híbrido plug-in da Lamborghini, com um total de exatos 1.015 cavalos – muito próximo da potência presumida dos atuais carros híbridos da Fórmula-1, pois nenhuma fornecedora de motor da categoria divulga os números exatos. No caso do Revuelto, tamanha força é resultado do tradicional V12 da Lamborghini de 825 cavalos e mais três elétricos – dois no eixo dianteiro e um no traseiro – de 190 cavalos no total. E este é o V12 mais potente da história da marca italiana. De acordo com a Lamborghini, o Revuelto acelera de zero a 100 km/h em 2,5 segundos e pode chegar à velocidade de 350 km/h, números também muito similares aos dos atuais bólidos da Fórmula-1.

O superesportivo italiano conta com sete modos de condução, sendo três inéditos. No “Recharge”, é possível carregar a bateria apenas pela recuperação de energia por seis minutos de rodagem, o “Hybrid” combina os dois trens de força e o “Performance” prioriza a entrega máxima de potência, alterando as configurações do sistema elétrico de vetorização de torque para uma dirigibilidade mais esportiva. Os outros modos são o “Città” (cidade), o “Strada” (estrada), o “Sport” (esporte) e o “Corsa” (corrida). Além de ser um carro cheio de tecnologias inéditas na Lamborghini, o Revuelto é o sexto modelo na linhagem de superesportivos equipados com o famoso motor V12. O primeiro foi o Miura, há 57 anos. O Revuelto está ao alcance dos brasileiros, mas, para isso, o feliz comprador terá de desembolsar quase R$ 6 milhões.

Desde as suas origens, a Lamborghini se gaba por ser vanguardista em inovações. O exterior pintado a mão do Revuelto Opera Unica passa de Viola Pasifae a Nero Helene, com detalhes de pinceladas de cores quentes e frias, com um processo de 76 horas de desenvolvimento e testes e um total de 435 horas para ser executado. Um sutil logotipo do sexagésimo aniversário da Lamborghini é visível no capô.

Já o interior cria um espaço único, que joga com as cores para construir um design assimétrico. A cabine exigiu mais 220 horas para ser concluída. O interior do carro é em dois tons, em Nero Ade e Viola Acutus, enquanto o encosto dos bancos, as inserções nas portas e o revestimento do forro são bordados com o logotipo dos 60 anos, utilizando cores quentes e frias correspondentes às do exterior. Até a cobertura do botão de partida e de desligamento do motor a combustão é realçada com as cores sombreadas das pinceladas.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]