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Carros Sexta-feira, 11 de Novembro de 2022, 15:18 - A | A

11 de Novembro de 2022, 15h:18 - A | A

Carros / Peugeot

Futuro antecipado

Peugeot e-2008, SUV elétrico que chega ao Brasil semana que vem, mostra força e carisma na Itália



por Carlo Valente
Infomotori.com/Itália
Exclusivo no Brasil para Auto Press

Quando se trata de SUVs, a oferta no mercado hoje é impressionante. Vai desde modelos compactos até os mais poderosos de dimensões imponentes e acabamentos premium para os quais, na realidade, serão mais olhados do que acessados, já que têm preços proibitivos. Como prega o antigo provérbio chinês, a virtude está no meio. E este é certamente o maior mérito do novo Peugeot e-2008, o SUV elétrico da marca francesa. O e-2008, derivado da segunda geração do 2008, será apresentado oficialmente no Brasil nesta segunda semana de novembro.

O curioso é que este lançamento ocorre antes mesmo da versão convencional, já que, por aqui, a Peugeot insiste em oferecer o velho 2008, que está fora de linha na Europa e na China desde 2019. No caso do e-2008, não se pode nem dizer que sua chegada iria envelhecer ainda mais o modelo antigo. Ele deve funcionar exatamente como os modelos premium na Europa e Estados Unidos: um carro de vitrine que funciona mais para exibição de tecnologia que para vendas. Isso por conta do preço. O valor oficial só deve ser anunciado nos próximos dias, mas deve ficar em estratégicos R$ 299.990. Isso é cerca de 13% a mais que a versão hatch, e-208, que está sendo oferecida por R$ 264.675.

Na parte estética, o modelo realmente parece uma versão mais encorpada do 208. Em comparação com a primeira geração de 2013, que chegou ao Brasil em 2015, as linhas se distinguem por um visual bem esportivo e agressivo. As soluções são semelhantes às usadas no 208. A grande grade central tracejada na cor do carro e sem moldura traz o novo logotipo da Peugeot al centro. Os conjuntos óticos, com sistema de iluminação full led, é composto por um farol e uma assinatura luminosa com três linhas verticais, como referência às garras de um leão. A mais externa dessas linhas se projeta pela borda do para-choque até a altura do cluster do farol de neblina.

O capô traz vincos bem marcados, que podem ser vistos também nas laterais, em formato triangular até a parte traseira. As linhas são geométricas, mas criam volumes que se assemelham a tônus muscular, o que dá um aspecto orgânico ao modelo. A traseira é cortada horizontalmente por uma faixa reflexiva logo abaixo do vidro e que liga uma lanterna à outra. As luzes repetem o visual do SUV médio 3008, com três linhas verticais em led, repetindo a referência às garras de felino. Em relação à arquitetura, trata-se da plataforma modular EMP1, versão da CMP para veículos elétricos compactos, lançada em 2019 no próprio e-2008.

Comparado ao2008 convencional, o e-2008 define sua identidade em dois aspectos: pelo logotipo “e” na tampa traseira e da tomada de carregamento no lugar onde normalmente fica a boca do tanque de combustível. Movendo-se para o interior, o painel de instrumentos digital repete o conceito i-Cockpit 3D, presente no 208. A central multimídia traz uma tela touch de 10 polegadas alinhada com o painel. Na parte inferior do console central ficam os controles climáticos e o seletor de modo de condução, com as opções Esporte, Normal e Eco. O pacote é completado pelos vários nichos para acomodar objetos e a plataforma de carga por indução para smartphone.

A imagem tecnológica do novo Peugeot e-2008 é justificada pelo conteúdo. O SUV conta com um pacote de ADAS para a condução semiautônoma Nível 2. O destaque é o Drive Assist, que combina a ação do controle de cruzeiro adaptativo, com função stop&go, monitor e centralizador de faixa de rolagem, assistente de estacionamento, monitoramento de ponto cego, alerta de colisão com frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas até 140 km/h, alerta de saída de pista não intencional, farol alto automático, leitor de placas de velocidade e monitoramento de atenção do motorista.

É sob o capô que o novo Peugeot e-2008 difere da versão endotérmica. Ali fica o powertrain totalmente elétrico com ímãs permanentes com potência de 100 kW, ou 136 cv, e 26,5 kgfm de torque máximo. Ele é alimentado por uma bateria de 50 kWh posicionado sob o piso, que oferece uma vantagem substancial em termos de espaço a bordo e equilíbrio de pesos entre frente e traseira. Este é exatamente o mesmo conjunto usado no e-208 vendido no Brasil.

Com este equipamento, o SUV francês atinge uma velocidade máxima de 150 km/h no modo Sport e acelera de zero a 100 km/h em 8,5 segundos. Ao mesmo tempo, a autonomia projetada pelo ciclo WLTP é de 310 km, enquanto no e-208 é de 362 km – exageradamente otimista nos dois casos. A recarga leva 7 horas com wallbox de 7,4 kW e 22 horas em uma tomada doméstica de 220 V. Numa coluna de 100 kW de carga rápida, em 30 minutos é possível atingir 80% da carga da bateria.

 

Impressões ao dirigir
Poder instantâneo

Como costuma acontecer em testes arranjados pela montadora, a Peugeot tratou de encontrar um itinerário que favorecesse o e-2008. Ou seja: grande parte foi cumprido em trajeto urbano, onde o para-e-anda do trânsito favorece a autonomia de qualquer carro elétrico. De fato, pelas ruas engarrafadas de Milão foi possível percorrer 12 km em uma hora e o SUV elétrico francês mostrou bem eficiente.

A aceleração e o manuseio são as duas características que mais se destacam no e-2008. As arrancadas se tornam uma ação bastante prazerosa e torna o SUV especialmente ágil na disputa de espaço na cidade. O silêncio no interior é fantástico e torna a convivência com o modelo ainda mais agradável. Os freios são excelentes, mas pouco são acionados, já que a redução de velocidade é potencializada pelo sistema de recuperação de energia.

Em vias expressas ou rodovia, a força do motor mantém a sensação de vigor permanentemente. A rigor, tanto na cidade quanto na estrada é possível conduzir o e-2008 apenas modulando a pressão no acelerador. A direção é excelente e não é preciso tomar conhecimento do câmbio. Uma vez posicionado em Drive, basta acelerar para sentir o torque incrível característico de um motor elétrico. 

Álbum de fotos

Foto: DIvulgação

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