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Carros Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023, 18:22 - A | A

24 de Novembro de 2023, 18h:22 - A | A

Carros / Volkswagen ID.7

Um passo além

Volkswagen ID.7 é refinado, espaçoso e tecnológico, mas não vem para o Brasil



por Marcelo Palomino

Autocosmos/Chile
Exclusivo no Brasil para Auto Press

                O ID.7 é o sexto modelo da família de carros elétricos da Volkswagen segue uma antiga tradição de sedãs da marca alemã, com o Passat ocupando o posto de mais emblemático de todos. E assim como ocorre com outros modelos da fabricante que flertam com o luxo – caso do finado Phaeton e do atual Arteon –, é quase certo de que o novo sedã elétrico não dará as caras na América do Sul.

Afinal, se já é difícil vender um elétrico compacto ou SUV, imagine tentar vender um sedã de quase 5 metros de comprimento, que concorreria com marca alemãs de maior prestígio, como Mercedes-Benz, BMW e Audi.            

     O ID.7 chega para brigar exatamente no mesmo segmento do Arteon, mas em linguagem 100% elétrica. Tanto que na Europa, único mercado em que o sedã elétrico já está à venda, ele custa 62 mil euros, contra 60 mil do Arteon. Agora, que está para chegar aos Estados Unidos, houve a oportunidade de fazer uma avaliação do modelo, durante o Salão de Los Angeles.

A expansão da gama era uma necessidade para a Volkswagen, que até agora havia lançado hatches e SUVs de tamanhos diferentes e até com a nova Kombi, ID.Buzzo, mas que não contava com um sedã elétrico.                

O ID.7 é realmente destinado para quem procura uma certa pompa. Ele mede 4,96 metros de comprimento, tem 1,86 m de largura (2,41 m incluindo espelhos) e 1,53 m de altura, com 2,97 m entre os eixos. O porta-malas oferece 532 litros de capacidade e ele pesa 2.172 kg. Ele é construído sobre a plataforma MEB, dedicada a modelo elétricos do grupo alemão, que permite carregamento ultra rápido e grandes baterias entre as quatro rodas.

No caso, a marca oferece baterias com 82 e 91 kWh de capacidade, oferecendo 610 e 700 km de autonomia no ciclo WLTP, respectivamente. No modelo do InMetro, seria 427 e 490 km.              

   Em ambas as configurações há um único motor colocado no eixo traseiro. Trata-se de um novo motor elétrico refrigerado a óleo e água chamado AP550, que tem uma potência de 286 cv e 55,6 kgfm de torque, números que o tornam o motor mais potente da família ID. Usando uma transmissão de velocidade única, ele cumpre o zero a 100 km/h em 6,5 segundos e uma máxima de 180 km/h. Em relação ao carregamento, a marca indica que em uma tomada contínua de 150 kW de potência, leva 15 minutos para recuperar 200 km de autonomia, e ir de 10 a 80% leva 28 minutos.               

  O design é elegante e tecnológico, com os faróis e lanternas traseiras visualmente ligados por luzes de led, bem alinhado com os demais modelos ID. A diferença neste caso é que, sendo um sedã, os designers conseguiram uma aerodinâmica melhor, com a um coeficiente de arrasto de apenas 0,23 Cx.

As formas são suaves, ligeiramente curvas e com teto contrastante em preto, que combina muito bem com o visual. Graças à enorme distância entre eixos, o ID.7 oferece uma disponibilidade de espaço que permite uma verdadeira cabine de luxo, com grandes áreas destinada aos bancos dianteiros e traseiros e também ao porta-malas, que tem uma tampa inteiriça, como em fastbacks.                

O design externo pode ser semelhante a outros modelos ID., mas neste sedã o painel é dominado por uma enorme tela de 15 polegadas colocada horizontalmente. Este monitor concentra os controles de tal forma que (infelizmente) elimina quase todos os controles físicos, muito úteis no uso diário.

Também não há um cluster completo, mas uma tela de instrumentos pequena bastante básica, mas que é completada por um head-up display colorido com realidade aumentada e bastante informativo. O design do volante, os comandos táteis sob o ecrã central para operar a climatização e os painéis das portas são os mesmos que em outros ID., embora neste caso, sendo uma espécie de vitrine da linha, tenha tecnologia nova. A começar pelo robusto pacote de assistência à condução.             

    Um segundo ponto que chama muito atenção são as Smart Air Vents, um sistema inteligente de climatização que detecta a presença nos lugares. Ele distribuiu automaticamente os fluxos de ar por uma área maior ou menor do carro, dependendo do número de passageiros e onde eles estão sentados. Há também um assistente de voz que permite que se faça tudo que se faria movendo botões que não estão lá. Demora um pouco para se acostumar, mas funciona.  

Primeiras impressões

Elegância dinâmica                

Na avaliação proposta, o ID.7 pôde ser submetido a diferentes tipos de estrada. E mesmo que tenha sido um trajeto mais curto que o desejável, ficou claro que os 286 cv de potência oferecem uma resposta do acelerador espetacular. Mas ao contrário de outros carros elétricos, é mais elegante e linear, sem os solavancos que fazem o condutor se sentir como se estivesse em um lançamento de foguete.

Embora haja um modo de condução Sport disponível, mas se mostra desnecessário já que a disponibilidade de empuxo está presente a simples toque do acelerador.               

  A aposta da Volkswagen foi oferecer conforto semelhante ao de sedãs elétricos da BMW e Mercedes-Benz (e muitas outras marcas, mas os alemães gostam de olhar apenas uns para os outros). A começar pelo silêncio da cabine, sem ruídos de rolamento ou vento.

E depois, assentos brilhantemente projetados para o suporte do corpo e o conforto em viagens. A qualidade do áudio é impressionante, embora provavelmente vá variar a depender da versão.                

Em movimento, é incrível como os desníveis no chão é filtrado. Vale ressaltar que ele traz uma suspensão adaptativa aprimorada com um ajuste específico para o eixo traseiro, para oferecer uma condução equilibrada e muito confortável. E apesar de ser um peso-pesado, o ID.7 é bastante elegante em curvas, com pouca rolagem.

O centro de gravidade rebaixado com a ajuda das baterias deixa o sedã bastante ágil nas manobras e uma direção precisa e muito direta. Vai melhor nas rodovias que na cidade, mas é surpreendente o quão rápido você pode chegar na montanha. O Volkswagen ID.7 tem muitas oportunidades para se tornar um sucesso, já que há poucos sedãs elétricos de marcas generalistas, mas infelizmente deverá ser visto na América do Sul.

Álbum de fotos

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