Terça-feira, 27 de Maio de 2025

Carros Segunda-feira, 26 de Maio de 2025, 09:47 - A | A

26 de Maio de 2025, 09h:47 - A | A

Carros / TOYOTA RAV4

Um SUV múltiplo

Sexta geração do Toyota RAV4 passa ser somente híbrido e ganha versões off-road e esportiva



por Eduardo Rocha

Auto Press

A Toyota foi líder mundial de vendas em 12 dos 24 anos deste século. E um dos grandes responsáveis por esse desempenho é o RAV 4, que é o SUV mais vendido do mundo e em 2024 assumiu a liderança do mercado estadunidense, que pertencia à Ford F150 desde 1981 – foram 475 mil unidades do RAV4 contra 460 mil da picape da Ford. Agora, imediatamente após realizar esta façanha, a marca japonesa apresenta a sexta geração de seu SUV médio. Em diversos mercados, inclusive o brasileirio, a Toyota só oferecia o modelo em versões eletrificadas, enquanto na América do Norte mantinha também a oferta de motorização a explosão. Com a chegada dessa nova geração, o RAV4 passa a ter apenas versões híbridas, com tração dianteira ou integral, ou híbridas plug-in, sempre AWD.                

Com essa reformulação, o RAV4 Toyota aposta em três linhas de design: Core, ou essencial, com uma pegada crossover, Rugged, ou áspera, voltada para o off-road, e Sport, com detalhes mais esportivos. Cada uma delas tem suas versões de acabamento. No total, serão oito configurações diferentes de visual e acabamento. Todas elas são animadas por um motor 2.5 litros de 4 cilindros acoplado a um sistema híbrido de quinta geração.                

Em relação ao modelo atual, ele traz melhorias na unidade de controle de potência, na bateria e no transaxel, o sistema que combina a transmissão do motor a explosão com os motores elétricos. Segundo a marca, essas alterações contribuem para aprimorar a potência. No caso, o RAV4 híbridos FWD tem 230 cv, nas versões híbridas AWD chega a 239 cv e nas híbridas plug-in AWD vai a 325 cv.                

O SUV médio é construído sobre a plataforma Toyota New Generation Architecture-K (TNGA-K), a mesma usada no sedã Camry. Ela receberá reforço das juntas do quadro e dos pontos de montagem da suspensão para aumentar a rigidez estrutural, o que beneficia o manuseio e o conforto de condução. Ele também adota um adesivo para união das peças de alto amortecimento, para reduzir a percepção de vibrações e ruídos em velocidades de estrada.                

O visual da gama Core combina a grade com trama de hexágonos e com pintura combinada, com a dianteira truncada, no chamado estilo hammerhead, ou tubarão-martelo. Os para-lamas são largos e as laterais trazem as molduras das caixas de rodas e as saias laterais com revestimento em preto. De perfil, a linha de cintura é ascendente e traz linhas geométricas nos painéis cinzelados. As combinações de rodas podem ser de 17, 18 ou 20 polegadas, dependendo da versão de acabamento, LE, XLE ou Limited.                

Já o conceito Rugged é aplicado à gama batizado de Woodland, que traz um estilo de design off-road mais robusto. Aqui, a frente hummerhead é ligeiramente elevada e recebe diversos recortes geométricos. A grade é dividida em duas partes e tem iluminação led integrada. O modelo também é elevado em 12 mm devido aos pneus All-Terrain padrão. O rack de teto é robusto e tem barras transversais reforçadas. A linha Woodland traz sempre tração AWD tanto com motorização versão HEV quanto PHEV, com versões de acabamento SE e XSE.                

Por fim, o conceito mais esportivo aparece na primeira gama GR-Sport oferecida no RAV4. O estilo foi projetado com a contribuição da divisão de engenharia Toyota Gazzo Racing e busca destacar o prazer de dirigir. A gama prioriza o manuseio, com suspensão e direção hidráulica ajustadas pela GR, rigidez aprimorada da carroceria e pneus esportivos em rodas de 20 polegadas. A GR-Sport estará disponível exclusivamente com o sistema PHEV. No visual, ela possui uma grade GR ativa, spoilers dianteiros e traseiros. As versões de acabamento são SE e XSE.                

Com o novo RAV4, a Toyota inaugura também a plataforma de desenvolvimento de software Arene. Com isso, estreia a versão 4.0 do Toyota Safety Sense, cujos detalhes a marca não revelou, e a nova geração do Toyota Audio Multimedia System. Na cabine, essa evolução aparece na central multimídia, com tela de 10,5 ou 12,9 polegadas, dependendo da versão. Controles digitais ficam disponíveis permanentemente na parte inferior da tela sensível ao toque. O novo painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas é complementado nas versões de topo, Limited e XSE, o Head-Up Display. Nessas versões, o sistema de áudio é o JBL Premium Audio de nove alto-falantes.                

A Toyota ainda não definiu a data para a entrega nos Estados Unidos das primeiras unidades do novo RAV4, que devem ocorrer no início do segundo semestre desse ano. No Japão, de onde vem os modelos vendidos no Brasil, a previsão é que chega ao mercado de lá ainda no atual ano fiscal, que termina em março de 2026 e chegaria ao por aqui três meses depois. As versões atualmente oferecidas no Brasil são a SX Connect híbrida, por R$ 349.290, e a XSE híbrida plug-in, por R$ 402.420.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]