José Vieira/ Mato Grosso do Norte
A empresa aérea Azul retorna a partir de 1º de abril a linha Cuiabá Alta Floresta. Apesar de ainda não haver declaração oficial da companhia, uma fonte da Azul informou que as vendas de passagens já estão abertas no site da empresa.
Os voos serão retomados às quartas e domingos, saindo de Alta Floresta com destino à Cuiabá às 13h.
Já na rota de Cuiabá à Alta Floresta, o horário de saída está previsto para às 11h20. No entanto, as informações ainda não foram divulgadas oficialmente, por que a Azul ainda está ajustando as datas e horários dos voos.
Porém, as informações preliminares são que os horários de Alta Floresta à Campinas (SP), às terças, quintas e domingos, com saída às 15h35, permanecem inalterados.
O retorno dos voos da Azul na rota Cuiabá à Alta Floresta, foi possível ser reestabelecido, em função da reformulação das regras do Programa do governo de Mato Grosso, Voe MT, com incentivos fiscais à expansão efetiva da malha aérea para as empresas áreas que atuam no Estado.
A alteração da Lei estabelece concessão de benefícios, como número de municípios atendidos, frequência dos voos e ampliação das conexões regionais e nacionais, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2026.
A nova legislação estabelece critérios objetivos e progressivos, vinculando diretamente o benefício à expansão efetiva da malha aérea no Estado. A redução da base de cálculo do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) passa a variar conforme o número de municípios mato-grossenses atendidos por voos regulares e pela frequência das operações.
Os percentuais de redução variam de 41,18% a 16% do valor da operação, conforme o cumprimento de requisitos que envolvem voos diários e semanais, ligações com outros estados e conexões entre municípios do interior e o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.
A nova regra determina que os benefícios sejam concedidos com base no número de municípios efetivamente. Atualmente são beneficiadas no programa Voe MT a Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, Latam e Asta Linhas Aéreas.










