Assessoria
Simenorte
A 4ª edição do “Madeira Sustentável: O Futuro do Mercado” ocorreu nos dias 7 e 8 de maio, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), reunindo produtores de madeira nativa, empresários da construção civil, arquitetos e representantes do varejo, com o objetivo de promover o manejo florestal sustentável e discutir os avanços do setor.
Organizado pelo Fórum Nacional de Base Florestal (FNBF) e pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), com o apoio do Sebrae de Santa Catarina e Mato Grosso, o evento promoveu debates sobre sustentabilidade, rastreabilidade e legalidade no setor madeireiro.
O primeiro dia contou com uma Rodada de Negócios que superou as expectativas, registrando 345 reuniões entre 29 compradores e 24 empresários de Mato Grosso, resultando em um volume significativo de transações.
O segundo dia foi dedicado a palestras técnicas com especialistas. Frank Rogieri, presidente do FNBF, destacou os benefícios do uso da madeira nativa manejada de forma sustentável.
Ednei Blasius, presidente do Cipem, abordou o papel do setor florestal na descarbonização da construção civil. Lilian Ferreira, secretária adjunta da Sema-MT, explicou os avanços na legalidade e rastreabilidade da madeira. Também participaram os arquitetos Roberto Lecomte e Karin Lauer, que nesta ordem trouxeram como tema a madeira amazônica na arquitetura e design e, o encanto da madeira.
O principal intuito do evento é fomentar o uso da madeira na construção civil no nosso país, sendo a madeira de manejo sustentável a maior fonte renovável da natureza. A busca dessas instituições em incentivar o uso da madeira é uma missão, assim como a do Simenorte.
O Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte) participou ativamente do evento. Representando a entidade, o vice-presidente Maiton Moratelli afirmou: “Foi um evento muito importante para conectar os fornecedores do estado de Mato Grosso com o público aqui do sul do Brasil, é um momento para fazer network e conhecer novos clientes.”
Leandro Serafin, empresário do setor e associado do Simenorte, também esteve presente e destacou: “Tivemos uma excelente rodada de negócios, onde todo mundo conheceu pessoal novo, teve oportunidade de mostrar os seus produtos, a sua forma de trabalhar e de fabricar. Nossos representantes estão mostrando a nossa forma de extrair e comercializar a madeira de forma sustentável; levando esse conhecimento aos arquitetos, lojistas e industriais aqui da região.”
O “Madeira Sustentável” consolidou-se como um espaço estratégico para o diálogo entre a indústria florestal e os mercados consumidores, promovendo o uso responsável da madeira nativa brasileira e contribuindo para uma construção civil mais eficiente e ambientalmente consciente.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr