Assessoria
Alta Floresta vive um momento de consolidação e crescimento do setor empresarial. Com 9.320 empresas ativas, das quais 94,1% são classificadas como pequenos negócios, o município adota uma nova estratégia para fortalecer ainda mais esse cenário.
A Agência do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) em Alta Floresta, em parceria com a Prefeitura Municipal, lançou o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), que oferece consultorias gratuitas e uma feira de negócios exclusiva aos participantes.
Para a analista técnica do Sebrae/MT, Viviane Santos, a iniciativa foi estruturada para atender às demandas reais dos empresários locais, com orientação técnica, ferramentas práticas e estratégias que contribuam diretamente para o aumento da competitividade e dos resultados.
“O pequeno empresário muitas vezes está envolvido na operação diária e não consegue analisar o negócio de forma estratégica. O PDE oferece justamente esse suporte técnico, com orientação personalizada e prática, para que ele organize processos, fortaleça as vendas e se posicione melhor no mercado, especialmente no ambiente digital”, destaca Viviane.
Atualmente, Alta Floresta contabiliza 3.345 microempresas, 575 empresas de pequeno porte, 532 empresas de médio e grande porte e 4.500 microempreendedores individuais (MEIs). Nos últimos cinco anos, o município registrou, em média, 616 novos negócios - dado que demonstra dinamismo e reforça a necessidade de suporte técnico para garantir sustentabilidade e crescimento.
Entre os segmentos com maior participação nas empresas ativas estão Casa e Construção (15,09%), Saúde e Bem-Estar (10,29%), Moda e Confecção (7,09%), Setor Automobilístico (7,09%), Logística e Transporte (6,89%) e Serviços de Alimentação (6,49%). É nesse contexto que o PDE surge como uma ferramenta estratégica.









