Douglas Mendonça Motor Show
Não é segredo nenhum para os leitores da MOTOR SHOW, que a nova geração do Gol chega no segundo semestre de 2016. Na edição de Março de 2014, já havíamos antecipado qual seria a linha básica do design que a VW utilizaria nesta nova sexta geração do Gol: O carro deveria ter, e assim o será, linhas que o remetam ao Golf seu irmão maior que é certamente o carro da marca mais vendido em todo o mundo.
Um claro sinal de que o Gol, o carro mais vendido do mercado brasileiro de 1986 até 2013 deva ter as mesmas linhas de sucesso do Golf. Até aí nenhuma novidade e uma decisão acertada da marca para os mercados nacional e latinos, os grandes consumidores do Gol. Quem não pode comprar um belíssimo Golf vai ficar muito contente com seu irmão menor Gol, igualmente um carro de sucesso.
Mas não estamos aqui para ficar tricotando sobre o Gol e seu incansável sucesso, mas sim para falar de uma versão específica: o mito GTI. A velocidade e a alta performance sempre fizeram parte do inconsciente coletivo dos apaixonados por carro. A Volkswagen foi feliz ao lançar a versão GT 1.8 do Gol em 1984, quatro anos depois do lançamento do carro.
O GT, apesar de ser um Gol, sempre teve personalidade própria e parecia ser outro carro dentro da família. É como aquele irmão de uma família simples que vai morar no exterior e explode em sucesso e que, por isso, não parece mais integrante daquela família. Bancos Recaro, rodas maiores e mais largas, escape com som másculo gerado por um motor 1.8 que fazia inveja aos concorrentes. Pura força bruta.
Em 1987, chega o Gol GTS. Com os mesmos ingredientes do GT, o GTS tinha uma frente mais delicada, cambio de 5 marchas e motor da recém-lançada família AP, abreviatura de alta performance. Não é preciso dizer que o GTS ficou ainda mais rápido e econômico que seu irmão GT.
Mais já estamos chegando onde você quer. No GTI. No final de 1988 a marca alemã surpreendeu o mercado ao lançar no salão do automóvel daquele ano o Gol GTI, um salto enorme com relação ao GTS que já era um carro de tirar o fôlego.
No motor, um 2.0 alimentado por um sistema de injeção eletrônica analógico, que substituía o obsoleto carburador. Na potencia, nervosos 125cv com um torque maximo que girava ao redor dos 19 kgfm na época. Um espanto! De 0 a 100km/h na casa dos nove segundos e uma velocidade máxima que superava os 200km/h.
Imediatamente, o GTI se transformou no sonho de consumo de todo apaixonado por automóveis e deixou a concorrência de cabelos em pé. A Volkswagen pegou todo mundo de calças curtas com esse super lançamento e os concorrentes correram para tentar minimizar o prejuízo que teriam.
Eu mesmo cansei de fazer testes comparativos do Gol GTI com o Kadett GSi e o Escort XR3,que eram os esportivos de vitrine das marcas no inicio dos ano 90.E o Gol espancava a todos, sem chances de defesa. Seguramente, era o melhor esportivo de todos os tempos naquela época.
Esse mito sobreviveu até o ano 2000 quando o GTI, então com um motor 2.0 16V de 145 cv na carroceria bolinha, saiu de cena. Apesar de andar muito bem, esse carro tinha um preço impraticável, pois tinha a maioria dos seus principais componentes importados o que inviabilizava um preço acessível.
Esse fato matou o GTI e o sonho de muita gente, frustrados por não ter tido a chance de pelo menos sonhar em adquirir o Gol mais badalado de todos os tempos. Mais como quem sonha nunca perde as esperanças, chegou o momento de realizar o tal sonho: o Gol GTI volta a cena 16 anos após a paralisação da sua produção, em uma versão de nova carroceria de tirar o fôlego dos mais apaixonados.
No novo Gol GTI, a alta tecnologia deverá imperar. No motor, aquele mesmo 1.4 turbo de injeção direta da família EA 211 e que produz saudáveis 140cv, mas Flex. E com muita economia. No cambio haverá uma versão manual de 6 marchas ou um sofisticado automático de 7 marchas e dupla embreagem.
Claro que a eletrônica será amplamente utilizada no controle de estabilidade e tração tornando o carro, ao mesmo tempo, veloz, seguro e muito econômico. O quesito economia, alias, deverá surpreender pelos resultados, a exemplo do que acontece com o Golf que possui o mesmo conjunto motor/cambio e mostra-se surpreendentemente econômico. No novo GTI, com uma carroceria mais leve e com uma aerodinâmica apurada, os resultados de performance e economia certamente surpreenderão o mercado automotivo.
Claro que você meu caro amigo leitor, deve estar se perguntando: ”mas quanto é que vai custar essa joia tecnológica?” Ainda é cedo para afirmarmos qualquer coisa, mas, em valores atuais, ou seja, se fosse vendido hoje, o novo Gol GTI deveria custar entre 75 e 80 mil reais.
Achou caro? Pela tecnologia embarcada que vai ter o novo carro, pela plataforma moderna sobre a qual se constrói o novo carro, e por sua mecânica moderníssima e apurada, o novo Gol GTI vai valer cada centavo do que custar.
Presume-se um 0 a 100km/h na casa dos 7,5 segundos e uma velocidade máxima ao redor dos 220km/h. Desempenho de fazer inveja a esportivos importados.
O novo Gol GTI certamente será uma das versões menos vendida desse novo Gol, o que contribuirá para dar ares de exclusividade para quem comprar o carro. Além disso despertará o sonho de todos aqueles que comprarem as versões mais baratas e assim sonharão em um dia ter um GTI.