Em alta no mercado de cuidados faciais, o Ácido Mandélico é um poderoso ativo de baixo potencial irritativo, que regula a produção de oleosidade da pele, trata acnes e demais inflamações cutâneas. Também é um importante aliado para combater a hiperpigmentação causada por acne ou exposição solar, além de devolver o aspecto de uniformidade, com indicação para diferentes tipos de pele - mesmo as mais secas e maduras.
Camila Rosa, médica dermatologista especializada em pele negra, esclarece dúvidas sobre a administração do ativo na rotina de skincare e sugere orientações sobre como inseri-lo no dia a dia.
Classificado como um Alfa-Hidroxiácido, derivado de frutas e cereais, o Ácido Mandélico se tornou um ativo consagrado na dermatologia por promover inúmeros benefícios sem agredir a barreira cutânea. Para as peles adultas brasileiras, que lidam com a oleosidade e acne como queixas mais frequentes, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a atuação permite o controle da oleosidade excessiva, tratamento de acnes, além de promover a renovação celular, que previne o envelhecimento precoce.
Para detalhar melhor a ação do ativo na pele e seus principais benefícios, a médica dermatologista, Camila Rosa, responde a dúvidas frequentes quando o assunto é skincare para peles oleosas e acneicas.
O Ácido Mandélico é eficiente para a acne adulta?
Todos os efeitos proporcionados pelo Ácido Mandélico são funcionais para todos os tipos de pele, das mais secas às mais oleosas; das mais jovens às mais maduras e das mais diversas tonalidades. Engana-se quem pensa que a oleosidade e a acne são condições frequentes apenas na adolescência. “As células da pele envelhecem e, com isso, o tempo de regeneração de inflamações se torna maior. A acne da mulher adulta é uma doença completamente diferente da acne da adolescência. É uma doença multifatorial – tem relação com hormônio, poluição e até mesmo estresse. Tratamos como uma doença crônica que requer tratamento contínuo, mas não necessariamente precisa ser medicamentoso”, explica Camila Rosa.
Para ela, o ativo é um excelente aliado no tratamento tópico da acne adulta por uma série de fatores. “O ativo tem um peso molecular denso, que garante uma absorção mais lenta e de baixo poder irritativo. Apesar disso, é um ativo muito potente – no Brasil, a concentração máxima permitida é de 10%, e o mercado nacional já traz opção para tratamentos tópicos e altamente potentes”, complementa.
É o caso do Sérum de Alta Potência Ácido Mandélico 10% + Ácido Salicílico, de Botik, marca de cuidados faciais de O Boticário. Um concentrado facial de uso diário com uma potente ação antioleosidade e antiacne. O produto possui uma combinação de ativos que garante 50% menos oleosidade e poros desobstruídos em quatro semanas. Além de prevenir o aparecimento, controla o brilho da pele sem gerar ressecamento e garante o viço natural. É um produto oil-free, de rápida absorção e efeito mate.
Como é a ação conjunta do Ácido Mandélico e Ácido Salicílico?
A associação de Ácido Mandélico e Ácido Salicílico permite tratar de forma efetiva acnes de grau mais leve - 1 e 2 -. “A performance dos ativos em conjunto é muito sinérgica; isso porque, enquanto o Ácido Mandélico atua no controle da oleosidade e tratamento de inflamações, por meio de uma ação anti-inflamatória e antibactericida indireta, o Ácido Salicílico penetra nas camadas mais profundas da pele, desobstruindo os poros e ajudando a pele a respirar”, explica.
Como é a ação conjunta do Ácido Mandélico e Ácido Tranexâmico?
O Ácido Tranexâmico é um excelente despigmentante e age reduzindo as marcas ou manchas causadas pelo sol e acne, devolvendo o aspecto de uniformidade. “Ele atua reduzindo as substâncias causadoras do superestímulo à melanina, que causam a hiperpigmentação”, explica. A combinação com o Ácido Mandélico garante a uniformização e redução de marcas como principais benefícios. “Essa combinação atende a uma das principais queixas da pele negra e retintas, que muitas vezes enfrentam quadros de produção excessiva de melanina ao aplicar ácidos”, complementa Camila Rosa.
Pode ser usado por todos os tipos de pele?
As características moleculares do Ácido Mandélico garantem um potencial irritativo muito baixo, o que permite a manipulação mesmo nas peles mais sensíveis. Ou seja, pode ser usado por todos os tipos de peles – secas, oleosas e mistas -, inclusive as maduras e também pele negra ou retinta.
Como administrar?
Embora não tenha contraindicações - com exceção de mulheres grávidas -, esse ativo desempenha resultados ainda mais expressivos em peles mistas e oleosas, justamente por proporcionar a redução significativa da acne e da oleosidade. Já nas peles secas, a aplicação garante o viço e a saúde da pele por meio do estímulo à regeneração celular, evitando o envelhecimento precoce.
“Todo ácido tem efeito esfoliativo, mas o peso molecular do Ácido Mandélico garante baixo potencial de irritar e sensibilizar a pele. Por isso, pode ser aplicado diariamente, pela manhã e à noite. No entanto, como age em nível celular, é importante a administração de proteção solar FPS 30 ou maior pela manhã”, orienta a médica.
Ela também destaca que é comum pacientes de pele oleosa com receio de hidratar a pele. “O ideal é apostar nas texturas pensadas para as peles oleosas, como gel ou gel-creme, que conferem um aspecto sensorial mais sequinho”, reforça. O uso pode, ainda, ser estendido para outras áreas oleosas, como colo e dorso.
Produtos
Como destaque da linha, o Sérum de Alta Potência Ácido Mandélico 10% + Ácido Salicílico é um concentrado facial de uso diário com uma potente ação antioleosidade e antiacne. O produto possui uma combinação de ativos que garante 50% menos oleosidade e poros desobstruídos em quatro semanas.

O Gel de Limpeza Micelar Ácido Mandélico + Ácido Salicílico Facial promove dupla ação de limpeza profunda, removendo a oleosidade excessiva da pele, enquanto reduz e combate a acne. Elimina 99,9% das bactérias causadoras de inflamações cutâneas, controla a oleosidade por até oito horas e promove a maciez da pele.
Com ação de dois ácidos, o Gel Secativo Facial Antiacne Ácido Mandélico + Ácido Salicílico desobstrui os poros e, consequentemente, combate as inflamações. É um gel de rápida absorção, de uso localizado e acabamento invisível, com potente ação secativa e eficácia comprovada na redução do tamanho e vermelhidão da acne em até oito horas.
Também com indicação de aplicação localizada, o Gel Creme Uniformizador de Olheiras Mandélico + Tranexâmico atua na redução de bolsas e olheiras causadas pelo excesso da produção de melanina, reduz a aparência de olhos cansados e uniformiza a área ao redor dos olhos, com sensorial refrescante.
O Acqua Gel Hidratante Ácido Mandélico + Ácido Salicílico promove até 48 horas de hidratação intensa e duradoura, controlando a oleosidade da pele ao longo do dia. E para quem busca uniformizar o tom da pele e tratar manchas, o Sérum de Alta Potência Ácido Mandélico + Tranexâmico 5% reúne dois poderosos ativos uniformizadores capazes de reduzir as diferenças de tonalidade, devolvendo a uniformidade e prevenindo marcas causadas por inflamações e exposição solar, com atuação de forma gradativa.