José Vieira
Mato Grosso do Norte
Conforme Ivone Vieira da Silva, Diretora Política-Pedagógica e Financeira da Unemat em Alta Floresta, o Campus conta com 5 coleções, 2 centros de pesquisa com 20 laboratórios de diferentes áreas, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão envolvendo serviços importantes para a comunidade alta florestense. Por meio da atuação de seus docentes e técnicos, tem contribuído também na gestão municipal e estadual em conselhos e secretarias, cumprindo o seu papel no desenvolvimento regional.
“Temos 24 projetos de extensão ativos e 20 projetos de pesquisa com 41 bolsistas. E estamos no município nos colocando à disposição para ajudarmos no que precisarem”, diz Ivone.
Para esta edição especial de aniversário, a Diretora Política-Pedagógica e Financeira da Unemat em Alta Floresta, nos concedeu uma entrevista, sobre a importância da Universidade estadual e sua contribuição no processo de crescimento da cidade.
Pergunta - O Campus da Unemat em Alta Floresta foi implantado em 1991. Há 30 anos a Universidade vem ofertando oportunidade para as pessoas terem acesso ao ensino superior. Como a senhora analisa a contribuição da Unemat, num contexto histórico, no crescimento do município?
R - Estamos felizes comemorando 30 anos da existência do nosso Campus Universitário, não só pelos 30 anos, mas por entender que durante toda essa jornada fizemos parte da história de muitas vidas. São 2969 pessoas formadas e com vidas transformadas pelo nosso Campus.
A Universidade do Estado de Mato Grosso e, portanto, o campus de Alta Floresta tem como missão “oferecer educação superior pública, gratuita e de excelência, promovendo a produção do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão de maneira democrática e plural, contribuindo com a formação de profissionais competentes, éticos e compromissados com a sustentabilidade e com a consolidação de uma sociedade mais humana e democrática”.
Há 30 anos a Universidade vem ofertando oportunidade para as pessoas terem acesso ao ensino superior
Pergunta - Com quantos e quais cursos a Unemat iniciou suas atividades em Alta Floresta, quando chegou no município, e quantos cursos disponibiliza atualmente?
R - No dia 20 de julho de 1978, foi criado o Instituto de Ensino Superior de Cáceres, que traz em sua história a marca de ter nascido no interior.
A expansão da instituição para outras regiões de Mato Grosso ocorreu na década de1990, com a abertura dos núcleos fora de Cáceres. O primeiro a ser criado é o de Sinop em 1990, em seguida o de Alta Floresta em 1991 com o curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas que inicia em 1992. Portanto junto com o aniversário do Campus temos o aniversário do Curso de Biologia.
O Campus da UNEMAT de Alta Floresta conta com três unidades sendo: unidade 1 (administrativo e laboratórios); unidade II (salas de aulas, parte de administrativos e laboratórios e a unidade III O Museu de história Natural. Somos compostos por 144 servidores, entre eles 35 profissionais técnicos, 89 docentes (doutores (57), mestres (22) e graduados (9) e 20 terceirizados.
Conta com cursos de excelência com nota 4 no ENADE, são: Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas (976 formados); Bacharelado em Agronomia (717 formados); Bacharelado em Engenharia Florestal (661 formados); e Bacharelado em Direito (204 formados), além do mestrado Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (139 formados) e de Genética e Melhoramento de plantas (127 formados) além de um Doutorado em Rede o Bionorte. Ao todo a Unemat já formou no campus 2603 alunos a nível de graduação e 266 a nível de mestrado. Os cursos do Campus de Alta Floresta têm por finalidade atender aos anseios e demandas da sociedade local e regional e a contextualização da problemática geoambiental, econômica e social do Estado.
Pergunta - Do ponto de vista econômico, a senhora considera que a Educação superior contribui com o crescimento da cidade?
R - Temos 1202 alunos ativos atualmente em sua maioria residentes em Alta Floresta (72%), sendo os demais oriundos de municípios vizinhos (23,4%) e de outros 11 Estados (4,6%). Na nossa última atualização de dados apenas 33% dos nossos acadêmicos residiam com os pais, enquanto os demais pagavam alugueis. Esses alunos injetam recursos no município para subsistência. Muitos recebem auxílio moradia e alimentação, bolsas de iniciação cientifica e apoio financeiro dos pais para se manterem no município. A formação de quase 3000 pessoas durante esses 30 anos de existência proporciona para o município profissionais capacitados, além de movimentar a economia.
Pergunta - Citaria pessoas que foram acadêmicos da Unemat e que se destacaram em suas carreiras profissionais?
R - Eu sou uma dessas pessoas! Egressa da Unemat e como eu temos aqui a Clades (Diretora administrativa do Campus), temos deputado estadual (Valdir barranco), vereadores (Luciano e Ilmarli) egressos que se tornaram professores ou técnicos do Campus. Egressos que se destacaram na pesquisa fazendo mestrado e doutorado em instituição renomadas no pais e no exterior. Nossa existência reflete na competência dessas tantas vidas. Entre as tantas histórias dos nossos egressos destaco aqui a da Professora Dra. Ana Bandini Rossi e professor Dr. Jesus da silva Paixão que formaram conosco, trabalharam conosco e hoje estão aposentados. Ambos egressos das primeiras turmas do curso de biologia.
Pergunta - Alta Floresta já pode ser considerada um polo de Educação superior?
R - Com certeza. Temos outras instituições de ensino atuando no município e existe mercado de trabalho. Nosso diferencial é ser uma Universidade pública e gratuita com cursos reconhecidos pela sua excelência.
Pergunta - Que investimentos são necessários para a Unemat melhorar e ampliar ainda mais sua capacidade de atendimento aos acadêmicos?
R - Investimentos na infraestrutura que estão sendo realizados e ainda precisam aprimorar mais. Estamos investindo em um ginásio poliesportivo multifuncional a fim de receber nossos acadêmicos em atividades esportivas e culturais.
Nosso diferencial é ser uma Universidade pública e gratuita com cursos reconhecidos pela sua excelência
Pergunta - O curso de Direito da Unemat em Alta Floresta, recebeu selo de recomendação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como instituição de ensino superior que têm qualidade reconhecida no ensino jurídico. A que a senhora atribui essa conquista?
R - Há uma estrutura física e curricular adequada, um corpo docente especializado e dedicado, além claro de acadêmicos comprometidos com o curso.