Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

Esporte Sábado, 17 de Dezembro de 2022, 16:47 - A | A

17 de Dezembro de 2022, 16h:47 - A | A

Esporte / Festa no pódio

Croácia supera Marrocos e fica com o bronze

A Croácia conquistou o terceiro lugar ao derrotar o Marrocos por 2 x 1 no sábado, com gols no primeiro tempo de Josko Gvadiol e Mislav Orsic.



FIFA
COPA 2022

 

  • Vice-campeã em 2018, a Croácia terminou em terceiro lugar pela segunda vez em sua história

  • Todos os gols aconteceram no primeiro tempo com Gvadiol e Orsic marcando para a Croácia

  • Marrocos fez história como o primeiro time africano a terminar nas quatro finais

Croácia 2-1 Marrocos

Gols : Croácia - Josko Gvardiol (7), Mislav Orsic (42); Marrocos - Achraf Dari (9)

Revisão da partida

A Croácia garantiu um conjunto de medalhas de bronze ao derrotar o Marrocos por 2 x 1 no play-off do terceiro lugar no Khalifa International Stadium no sábado.

Os homens de Zlatko Dalic se recuperaram após a derrota por 3 a 0 na semifinal para a Argentina e garantiram o terceiro lugar pela segunda vez em uma Copa do Mundo da FIFA™, tendo também conquistado o último lugar no pódio na França '98. Quando essas equipes se enfrentaram no jogo de abertura da fase de grupos, 24 dias atrás, poucos teriam previsto que se encontrariam novamente no fim de semana de encerramento do torneio. Onde o encontro do grupo terminou sem gols, nenhum play-off de terceiro lugar terminou dessa forma e seu reencontro explodiu em vida com dois gols iniciais, ambos em lances de bola parada.

A primeira foi uma cobrança de falta incrivelmente elaborada, com Ivan Perisic cabeceando na área, onde Josko Gvardiol se lançou para a frente para cabecear Yassine Bounou, o goleiro marroquino. Para Perisic, foi sua quinta assistência na Copa do Mundo.

O Marrocos empatou quase imediatamente após uma cobrança de falta de Hakim Ziyech, capitaneando o time em sua 50ª participação. A bola passou na cabeça de Luka Modric na entrada da área e caiu dentro da pequena área, onde Achraf Dari se abaixou para cabecear em seu primeiro gol internacional.

Marrocos encantou os mundos africano e árabe com sua corrida sem precedentes para as quartas de final e, embora Modric tenha testado Bounou com um remate rasteiro, os homens de Walid Regragui estavam indiscutivelmente no topo quando o primeiro período se aproximava do fim. No entanto, foi a Croácia que recuperou a vantagem pouco antes do intervalo.

O adolescente Bilal El Khannouss, que fazia sua estreia no Marrocos, ganhou a bola na entrada da área para depois perdê-la para Mateo Kovacic. A Croácia passou a bola rapidamente para Mislav Orsic no lado esquerdo da área e ele fez um lindo remate de primeira sobre Bounou e no poste mais distante.

A Croácia parecia ser o artilheiro mais provável durante grande parte do segundo tempo, com Kovacic chegando mais perto para o time dos Balcãs aos 87 minutos, quando arrastou um chute ao lado da trave mais distante.

O Marrocos apenas ameaçou seriamente o empate nos acréscimos com uma cabeçada de Youssef En-Nesyri que acertou no alto da rede. Para a Croácia, o trabalho estava feito.

momento chave

Gvadiol foi para a semifinal tendo sido amplamente considerado um dos melhores zagueiros em exibição no Catar 2022. Sua contribuição incluiu uma defesa vital contra Romelu Lukaku para garantir que a Croácia saísse do grupo às custas da Bélgica.

Mesmo assim, o zagueiro de 20 anos do Leipzig voltou à base croata na noite de terça-feira, tornando-se a enésima vítima do brilhantismo de Lionel Messi, enganado pelo pequeno mágico, que o virou do avesso ao preparar o terceiro gol da Argentina.

Gvadiol se recuperou aqui marcando sua primeira Copa do Mundo após uma rotina de cobrança de falta logo no treino. Majer cobrou falta para Perisic, fugindo do gol, e o ala flexionou os músculos do pescoço de forma soberba para direcionar a bola de volta para a marca do pênalti, onde Gvardiol cabeceou de cabeça.

Com seu gol, aliás, tornou-se o mais jovem artilheiro de seu país em uma Copa do Mundo, com 20 anos e 328 dias. Ele pode ter usado uma máscara de proteção no Catar, mas agora voltará para casa com um rosto e um nome muito mais conhecidos.

Principais estatísticas

  • Uma nação europeia terminou em terceiro em cada uma das últimas 11 Copas do Mundo. A última seleção não européia a ficar em terceiro lugar foi o Brasil em 1978.

  • Marrocos é o primeiro país não europeu ou sul-americano a terminar entre os quatro primeiros desde a Coreia do Sul em 2002.

  • Sete meses após sua estreia pelo Genk, Bilal El Khannouss, de 18 anos, fez sua estreia internacional no Khalifa International Stadium para se tornar o jogador mais jovem do Marrocos a enfeitar o cenário mundial.

  • Com sua assistência para Gvadiol, Perisic já esteve diretamente envolvido em 11 gols (seis gols, cinco assistências) nas últimas três Copas do Mundo. Apenas Messi (16) participou de mais gols nesses torneios.

  • Esta foi a décima partida consecutiva da Copa do Mundo em que a Croácia não conseguiu manter um placar limpo.

Citações principais

Zlatko Dalic, seleccionador da Croácia "Estou orgulhoso da minha equipa e do meu país. Para nós, o bronze é uma medalha de ouro. Jogámos um torneio muito difícil. Também quero felicitar Marrocos – jogaram bem, fizeram um trabalho fantástico. Realmente estou muito orgulhoso, muito feliz. Talvez não se esperasse que a Croácia voltasse a fazer algo grande, mas somos um país pequeno com grandes sonhos e parabéns a todos. "[On Modric] Ele é o nosso capitão, ele é o nosso grande voz e ele jogou de forma fantástica neste torneio também. Ele tem 37 anos, mas jogou como um jogador de 25 anos no máximo. Ele é nosso líder e todos o seguem. [Sobre Modric no UEFA EURO 2024] Espero que sim."

Luka Modric, capitão da Croácia "Sobre o meu futuro não sei se o estarei até ao EURO na Alemanha. Veremos. Tenho de ir passo a passo. Estou a gostar da selecção nacional, sinto-me feliz. Ainda me sinto Posso jogar em alto nível e quero continuar pelo menos até a Liga das Nações. E depois, haverá mais tempo para pensar no EURO, mas agora é ir passo a passo e continuar pelo menos até a Liga das Nações e depois veremos."

Walid Regragui, seleccionador de Marrocos "Amanhã de manhã vamos fazer um balanço e perceber que todos nós produzimos aqui um feito fantástico. Defrontámos a Croácia duas vezes, uma das três melhores selecções do mundo. Jogámos contra Espanha, Portugal, França, Bélgica e Canadá. Isso é maravilhoso. "Temos o objetivo de vencer a Copa do Mundo um dia. O Marrocos mostrou que podemos enfrentar essas seleções. Agora somos uma das quatro melhores equipes do mundo."

Jogador da partida

Josko Gvardiol

Mais sobre FIFA+

Resultados e jogos da Copa do Mundo da FIFA Destaques da Copa do Mundo da FIFA

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]