Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Esporte Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022, 11:25 - A | A

03 de Novembro de 2022, 11h:25 - A | A

Esporte / Escolares

Jogos Escolares Brasileiros começam nesta quinta-feira (03)

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Neves, estará no Rio de Janeiro para acompanhar de perto o desempenho dos jovens atletas mato-grossenses.



A cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros está programada para esta quinta-feira (03.11), às 19h, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira fase da competição nacional segue até o dia 08 de novembro, com disputas de basquete, futsal, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A delegação mato-grossense tem representantes em todas as modalidades.

Nesta primeira etapa, a delegação mato-grossense conta com mais de 100 estudantes, de escolas públicas e privadas, de todas as regiões de Mato Grosso. Diante da grandiosidade da competição nacional, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Neves, foi até à Cidade Maravilhosa para acompanhar de perto o desempenho dos jovens atletas.

“Esta ação é fruto de um trabalho realizado durante todo o ano, com seletivas municipais, regionais e estaduais. Fruto de todo um planejamento para destacar nossos melhores atletas, melhores escolas, melhores representantes. Uma ação que movimenta o esporte nos 141 municípios de Mato Grosso, de janeiro a dezembro. Os envolvidos estão focados no treinamento o ano todo. Para chegarmos até aqui, foi necessário um plano logístico bem traçado, para podermos encher os aeroportos com nossos futuros representantes do esporte, nossa esperança nas competições nacionais”, explica Jefferson Neves.

A participação mato-grossense é coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE). Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial de Esporte, do Ministério da Cidadania. Os jovens atletas mato-grossenses desfrutarão de uma estrutura de alto nível, com hospedagem, transporte e alimentação garantidos pela organização do evento. 

“Poder fazer parte deste momento, me enche de orgulho. Agradeço demais ao Governo de Mato Grosso por todo o apoio e por nos proporcionar este momento histórico. Agradeço também à Federação Mato-grossense de Desporto Escolar, nossa grande parceira e, claro, a todo o timaço da Secel-MT, que não mediu esforços para fazer com que essas crianças e adolescentes, muitas delas que nunca tiveram a oportunidade de viajar de avião, pudessem viver esta experiencia, que, muito provavelmente, vão levar para toda vida. É para isso que trabalhamos e nos dedicamos tanto”, destaca Jefferson.  

 

Foto/Divulgação

2

Nesta primeira etapa, a delegação mato-grossense conta com mais de 100 estudantes de escolas públicas e privadas de todas as regiões de Mato Grosso

Além da agenda esportiva, os estudantes poderão participar de diversas atividades no centro de convivência, localizado no Parque Olímpico, e de uma rica programação de turismo cultural pela cidade. Somando as duas etapas dos Jogos Escolares Brasileiros, Mato Grosso contará com mais de 250 competidores.

“São 250 famílias impactadas. Oportunidade para estas crianças realizarem seus sonhos de um dia se tornarem grandes atletas, podendo, desde já, conhecer outras realidades, interagir com atletas de todos os 27 estados brasileiros. Estamos cada vez mais organizados. Temos uma filosofia de melhorar continuamente e de avançar cada vez mais. Hoje, todos os nossos jovens embarcam de avião, todos uniformizados, todo mundo bem treinado. Todo esse avanço faz com que tenhamos uma melhor representação na competição. Boa sorte a todos os nossos atletas”, conclui o secretário Jefferson Neves.  

As 27 Unidades Federativas do Brasil estarão representadas no evento, que, muito além da competição, garante intercâmbio esportivo e cultural. Com participação de atletas de cada gênero, em todas as modalidades, a competição nacional será seletiva para o campeonato sul-americano, a ser realizado no fim de 2022, aqui no Brasil. 

A segunda parte da delegação, composta por cerca de 150 estudantes, embarca para o Rio de Janeiro na próxima terça-feira (08.11). De 09 a 14 de novembro, ocorrem as disputas de atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, voleibol e wrestiling (luta livre).

Toda a programação pode ser acompanhada, por meio de transmissão ao vivo, pelo canal de YouTube JogosEscolaresBrasileirosJEBs.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]