AGÊNCIA BRASIL
O Cuiabá entrou em campo nesta sexta-feira, 22, classificado para a Série A do Campeonato Brasileiro. É que o CSA (AL), que disputava o acesso com o time mato-grossense, empatou com o Brasil de Pelotas (RS) em 1 a 1 em Macéio. O jogo ocorreu na sexta-feira,22.
Apesar da classificação, equipe do Cuiabá perdeu por 3 a 1 para o Sampaio Corrêa, que deixou a equipe com 62 pontos, e confirmou a terceira posição na Série B. Já o time maranhense chegou a 54 pontos. A derrota ofuscou de certa forma a classificação do time cuiabano para a elite do futebol brasileiro, mas não tira o mérito do time.
A conquista do Cuiabá não ocorreu sem sofrimento. O time, que chegou a liderar o campeonato por algumas rodadas, perdeu seu técnico Marcelo Chamusca no meio da competição.
Em seu lugar entrou Allan Aal, que demorou para se entender com os jogadores e o time perdeu rendimento, inclusive deixando o G4, o grupo de times que tem direito a subir para a Série A no final do campeonato.
História- Criado nos moldes de clube empresa, o Cuiabá foi fundado em 12 de dezembro de 2001 pelo ex-jogador Gaúcho, que atuou no Flamengo e Palmeiras.
Já em 2003, quando começou no futebol profissional, o Cuiabá disputou seu primeiro Campeonato Estadual, sagrando-se campeão. O bi-campeonato veio no ano seguinte.
O time venceu ainda os campeonatos estaduais de 2011, 2013, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019, além da Copa Verde de 2015 e 2019.
Fazia 35 anos que um time de Mato Grosso não disputava a Série A do Campeonato Brasileiro.
A última vez aconteceu em 1986, quando o Operário de Várzea Grande disputou o campeonato, que tinha 80 clubes em disputa.
Naquele ano, o tricolor várzea-grandense ficou em último lugar em seu grupo, com oito derrotas, um empate e uma vitória.
A partir de 1987, com a elite do futebol brasileiro cada vez mais enxuta, os times de Mato Grosso nunca mais ficaram na divisão principal do futebol nacional.