Reportagem/ Mato Grosso do Norte
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 19, a Operação Descobrimento, através da polícia Federal da Bahia. São cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Apenas para Mato Grosso, foram expedidas cinco ordens judiciais.
Um dos alvos da operação foi o ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Nilton Borgato, foi preso na manhã desta terça-feira, 19, em Cuiabá. Borgato, filiado ao PSD deixou recentemente o governo de Mato Grosso. A operação a Polícia Federal apura tráfico internacional de drogas.
A operação é do estado da Bahia e teve como alvo ainda o advogado Rowles Magalhães. De acordo com as informações da assessoria de imprensa da PF, a operação é da Polícia Federal da Bahia e tem como objetivo desarticular o tráfico internacional de cocaína. Há também cumprimentos de 3 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em Portugal, nas cidades do Porto e Braga. As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvador e pela Justiça portuguesa. Também foi alvo da operação Rowles Magalhães, ex-assessor especial durante a gestão SIlval Barbosa.
Em 2012, ele denunciou um esquema de pagamento de propina referente à licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador para abastecimento. A empresa, segundo informações preliminares, seria ligada a Rowles Magalhães.
Durante a inspeção da aeronave, foram encontrados cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem. Conforme a PF, a organização criminosa atua nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares.