Reportagem
O gerente de uma granja localizada no distrito de Primaverinha, em Sorriso, fugiu após a constatação de furto de energia na propriedade. A irregularidade foi descoberta durante mais uma etapa da Operação Energia Limpa, que combate fraudes e ligações clandestinas na rede elétrica.
Durante a inspeção técnica, as equipes constataram que uma irregularidade impedia a medição correta do consumo. A granja tem cerca de 80 galpões de produção e estava sob responsabilidade de um gerente que fugiu do local após a inspeção. Um advogado se apresentou posteriormente para acompanhar a fiscalização, mas a Polícia Civil determinou que o representante legal e o titular da propriedade comparecessem à delegacia para prestar esclarecimentos. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa.
A Operação Energia Limpa segue em andamento em diversas regiões do Estado, com foco em empreendimentos rurais e comerciais. A força-tarefa é realizada entre a Polícia Civil, Politec e concessionária de energia. Ao todo, são mais de 170 operações e mais de 100 prisões em 2025.
“Em operações como a de Primaverinha, ficou claro que não há espaço para ligações irregulares. Seguimos atuando de forma firme para combater fraudes em todo o Estado. Essa operação é mais um exemplo de que quem pratica esse crime será responsabilizado”, disse Danilo Rezende, coordenador comercial regional da Energisa MT.
Denuncie
A concessionária de energia possui um centro de monitoramento de fraudes e furtos e quem quiser denunciar situações suspeitas pode entrar em contato pelos canais de atendimento, ou ligar diretamente para as forças de segurança pelo 190 e 181.





