Na noite do dia 05 de agosto, a Delegacia de Nova Bandeirantes recebeu, por meio de denúncia anônima, a informação de que havia um corpo nas margens do rio São João da Barra. Ao chegar ao local, a polícia localizou o corpo preso a vegetação ribeirinha. Em seguida, a polícia acionou o Corpo de Bombeiro e a POLITEC para realizar a retirada do corpo e perícias necessárias.
Na manhã seguinte, o corpo de bombeiros conseguiu fazer a retirada e a POLITEC deu continuidade aos trabalhos, realizando a perícia no local, bem como encaminhando o corpo para exames com o objetivo de identificar a possível causa da morte. Finalizados os trabalhos, foi constatado por meio de laudo que a causa da morte foi afogamento e que não havia sinais de violência.
Ainda no local do crime, a polícia identificou que o corpo pertencia à Juarez Ferreira Carvalho, de 47 anos. O sujeito não tinha familiares na cidade e morava as margens do rio, tendo um histórico de envolvimento com álcool. Assim, considerando não haver marcas de violência e o histórico do sujeito, constatou-se a morte foi causada por afogamento acidental.