Reportagem
De acordo com a primeira atualização do Mapa Nacional da Violência de Gênero, 47% da população feminina do Centro-Oeste do Brasil declara ter sofrido alguma forma de violência doméstica ao longo de suas vidas.
O projeto é resultado de uma parceria entre o Senado Federal, através do Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV) e do DataSenado, o Instituto Avon e a Gênero e Número. Essa é a primeira vez, desde 2005, que a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher apresenta dados estaduais.
No recorte por estado, 48% da população feminina de Goiás assume ter vivenciado abusos e violações em razão do seu gênero, enquanto no Mato Grosso do Sul o índice é de 47% e Mato Grosso e Distrito Federal ficaram empatados com 46%. Além disso, 68% das mulheres do Centro-Oeste afirmaram ter uma amiga, familiar ou conhecida que já sofreu violência doméstica e familiar.
No Mato Grosso do Sul, o índice foi de 72%, bem próximo aos números do Distrito Federal (70%), Goiás (68%) e Mato Grosso (66%). “A análise de dados de violência de gênero por estado é fundamental para compreendermos, com maior profundidade, o real cenário de cada região do país.
Com estes insumos, pretendemos contribuir com a gestão pública na criação e aperfeiçoamento de medidas, serviços e políticas públicas de conscientização, apoio e proteção de mulheres em situação de violência”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.