Edemar Luiz Savariz
MT NORTE
O Brasil registrou 61.888 casos e 4.205 mortes pelo coronavírus, segundo os dados do Ministério da Saúde divulgados neste sábado. Foram 189 novos óbitos em 24h.
Com o aumento significativo de registros de casos de infectados pelo novo coronavírus (Covid 19) no Brasil, tem levado estados e municípios a realizarem verdadeiras batalhas para conter o avanço do vírus.
Em Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Saúde, registrou 247 casos confirmados, 127 casos recuperados e 9 mortes, sendo a última morte do secretário-adjunto de saúde do município de Sinop, Wirciley Fonseca, de 45 anos, que morreu na sexta-feira, 24, depois de ficar internado por quase um mês por coronavírus em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No município de Alta Floresta, de acordo com boletim epidemiológico, divulgado pelo Comitê de Combate ao Coronavírus, são 16 casos suspeitos, 14 casos descartados, 16 casos excluídos e um caso confirmado e já recuperado. Na região Norte, Sinop é a cidade com mais casos confirmados. São 20 e uma morte.
Para evitar ainda mais a propagação do vírus, uma grande força tarefa foi criada, e um dos trabalhos realizados é a barreira sanitária em dois pontos da MT 208. Um localizado próximo à entrada da 3ª Leste, sentido a Carlinda e outro sentido ao município de Paranaíta.
Todos os veículos são parados e as pessoas que passam pelo local são atendidas pelas equipes, com medidor de temperatura. Caso alguma pessoa tenha a temperatura acima dos 38 graus é encaminhada para atendimento, ainda no local, por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
Para a realização deste trabalho, houve união dos órgãos públicos, na equipe que atendia neste sábado sentido a Carlinda, tinha pessoas da Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, Câmara Municipal de Vereadores e servidores lotados na Secretaria de Esportes do Município.
Somente no sábado das 7 horas até às 15h:40m foram atendidos 1.020 veículos que vinham para o município de Alta Floresta.