Reportagem/ Mato Grosso do Norte
Peixoto de Azevedo retomou a rota do crescimento econômico e social na administração do prefeito Nilmar Nunes de Miranda Paulistinha, (União). A transformação é notável está na estrutura da cidade, na manutenção das estradas e na qualidade dos serviços prestados à população da sede do município e distrito União do Norte.
Na segunda-feira, 22, Paulistinha concedeu uma entrevista coletiva para fazer uma prestação de contas à população das ações realizadas neste primeiro ano de mandato e pontuar sobre as obras efetivadas, além da organização da gestão municipal. E, segundo ele, o balanço é muito positivo, pois o valor do investimento feito neste primeiro ano, é superior aos 8 anos do gestor anterior. Ao lado dos secretários de Educação, João Paulo Silva Souza e de Saúde Aciomar Marques, Paulistinha relata que encontro um verdadeiro caos quando assumiu a prefeitura em 1º de janeiro deste ano.
De acordo com ele, o município estava inadimplente, com contas zeradas, prestações de contas pendentes e desequilíbrio pela falta de planejamento e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. “Recebemos com milhões em dívidas. A prefeitura estava em débito com diversos fornecedores como Energisa, internet e muitos outras dívidas e pendências financeiras. As contas da Prefeitura estavam zeradas. Mas começamos a trabalhar com muita determinação para tirar Peixoto da crise em que se encontrava. Hoje essa realidade mudou e a casa está em ordem”, assegura o prefeito.
O Prefeito observa que, para iniciar a implementação de seu Plano de Governo 2025–2028, foi necessária montar uma força-tarefa para reorganizar as finanças, renegociar dívidas milionárias, regularizar prestações de contas e garantir novamente o acesso às certidões negativas, necessárias para a assinatura de convênios.
Foto/ Assessoria
Obras- Na nova gestão, a cidade de Peixoto se transformou em um verdadeiro canteiro de obras, extensivas às comunidades e distrito União do Norte. Paulistinha cita que estão sendo efetivadas obras de em todos os setores de infraestrutura como drenagem e pavimentação asfáltica em todos os bairros.
Ele também cita a implantação da Cavalaria Militar Ele inúmera a construção de campos sintéticos, urbanização do Córrego das Lavadeiras, criação do complexo turístico dos lagos. Na zona rural, investimentos em infraestrutura da logísticas e aceleração da regularização fundiária urbana, serviço que também é realizado na rural.
No distrito União do Norte, a solução do abastecimento de água tratada. “Neste primeiro ano de meu mandato conquistamos mais de R$ 50 milhões em emendas para obras e serviços. E isto acontece graças ao alinhamento político com deputados estaduais e federais, senadores e os governos estadual e federal. Não temos cores partidários. O que visamos é a captação de recursos e para o desenvolvimento sustentável de Peixoto de Azevedo”, aponta Paulistinha.
Saúde- Segundo Paulistinha a realidade da qualidade da Saúde em Peixoto de Azevedo, é outra. Diferente do atendimento precário que era feito na gestão anterior. Ele enumera o abastecimento da Farmácia Municipal, implantação do Programa Fila Zero em especialidades como Ginecologia, Ortopedia e Oftalmologia, exames de ultrassonografia, cumprimento das metas de vacinação, melhorias estruturais na UPA 24 Horas e nas Unidades Básicas de Saúde.
E também cita processo licitatório para aquisição de 7 ambulâncias zero quilômetro, vans para o Centro de Reabilitação e ações itinerantes nos assentamentos rurais.
O prefeito e o secretário de Saúde, Aciomar Marques, anunciaram a construção de postos de saúde no Bairro Jerusalém e no PA Vida Nova II, emenda parlamentar para equipar a UTI do Hospital Regional, além da implantação de Unidade Móvel Odontológica e outras ações previstas para 2026.
Educação- Paulistinha relata que a Educação está sendo tratada com prioridade e os resultados são altamente positivos. Foram feitos investimentos na qualidade da merenda escolar, com a compra de alimentos da Agricultura Familiar, kits de materiais e uniformes, reestruturação das escolas, construção de creches em tempo integral, centros esportivos comunitários, salas sensoriais para autistas, implantação de mais uma escola militar, aquisição de ônibus exclusivo para o Esporte, ampliação da frota do transporte escolar com previsão de 20 novos ônibus até o primeiro semestre de 2026.
Além de investimentos na qualificação profissional por meio de cursos. Com estes investimentos, a Educação de Peixoto de Azevedo melhorou seus índices. E a meta da gestão se dar sequências nos investimentos da Educação.











