Domingo, 21 de Dezembro de 2025

Política Domingo, 21 de Dezembro de 2025, 14:43 - A | A

21 de Dezembro de 2025, 14h:43 - A | A

Política / Duplicação

Para deputado duplicação da BR-163 reduziu 90% das fatalidades

O governo estadual duplicou a via até Sinop; o deputado defende extensão da obra até Guarantã do Norte



 Assessoria

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), na sexta-feira (19), disse que o Governo do Estado fez um “avanço gigante” ao concluir a duplicação de 260 km da rodovia BR-163 entre Cuiabá e Sinop.

Durante a tarde, a gestão estadual realizou uma inauguração da nova estrutura asfáltica. A duplicação integra um pacote de investimentos com valor equivalente a R$ 4,1 bilhões.

Diego participou da cerimônia e citou que, conforme índices, houve queda de 90% nas fatalidades ocorridas na BR-163 entre Nova Mutum e Diamantino. Essa redução teria ocorrido porque o Governo do Estado concluiu em 2024 a duplicação do trecho que liga as cidades.

“A duplicação da BR-163, com a liberação de 260 km do ano passado para este ano, no trecho até Sinop, é um avanço gigante para o Estado de Mato Grosso. Não só na logística, na trafegabilidade, no barateamento do frete, mas também no salvamento de vidas”, observou.

“Estamos falando de vidas. Índices oficiais apontam a redução de mais de 90% no número de mortes neste trecho, especialmente entre Posto Gil e Nova Mutum morria muita gente. É um avanço gigantesco”, acrescentou.

O deputado, ainda, afirmou que o investimento é destinado a salvar vidas ao aumentar a segurança da trafegabilidade na via.

“Se fosse para salvar uma vida, já teria valido todo o investimento. Estamos falando do salvamento de dezenas de vidas, de um avanço muito grande para preservação da vida, segurança e trafegabilidade dessa rodovia, que é a mais importante de Mato Grosso e uma das mais importantes do Brasil”, completou.

Ampliação do objetivo

O deputado estadual Diego Guimarães garantiu continuar fomentando a sua campanha “Duplica 163” para que o Governo Federal duplique a via até Guarantã do Norte, na divisa com o Pará.

Desde o início do mandato, Diego reuniu-se com líderes dos Três Poderes e da iniciativa privada para fomentar o projeto e tirar a fama de “rodovia da morte” sobre a BR-163. Agora, a duplicação aguarda análise e autorização do Tribunal de Contas da União (TCU).

“O próximo passo é a duplicação de Sinop a Guarantã do Norte. Iniciamos a busca desde o início do mandato, uma luta constante pela defesa da vida e da região norte de Mato Grosso. Essa necessidade é apontada há muito tempo por ser uma das rotas com mais acidentes e que mais dificulta o escoamento dos grãos”, relatou.

“Conseguimos que houvesse um acordo entre o Ministério dos Transportes e a concessionária Via Brasil. Agora, está nos trâmites burocráticos do TCU. Acreditamos que tudo esteja resolvido no ano que vem e, quem sabe, aconteça o tão sonhado início das obras. Vamos manter a campanha “Duplica 163” de Sinop a Guarantã do Norte até que vejamos o sonho se tornar realidade”, concluiu.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]