Reportagem
Mato Grosso do Norte
O governador Mauro Mendes anunciou o congelamento do valor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) neste ano, ação que vai beneficiar milhares de produtores de Mato Grosso.
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 2, junto com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Lucas Beber, e de outros membros da diretoria da entidade.
Durante sessão plenária ordinária realizada nesta quarta-feira, 2, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram requerimento de dispensa de pauta para tramitação do Projeto de Lei que congela o valor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) até o final de 2025.
Pela proposta, a correção da contribuição do Fethab cobrada entre janeiro e junho considerará o valor da UPF de janeiro do mesmo ano, e, de julho a dezembro, o valor da UPF de julho. O objetivo é reduzir os impactos financeiros enfrentados pelos produtores rurais, em razão do aumento dos custos de produção, da queda nos preços das commodities e das taxas de juros elevadas.
"Ouvimos a reivindicação da Aprosoja, de diversos produtores e de outros setores também ligados ao pagamento do Fethab. Neste ano, nós vamos ter um aumento de produção, então podemos dar essa contribuição e continuar os importantes investimentos que o governo está fazendo em toda a área de infraestrutura para melhorar a logística, que é fundamental para Mato Grosso", relatou o governador.
O presidente da Aprosoja, Lucas Beber, agradeceu a sensibilidade do governador com a classe produtiva. "O governador se sensibilizou com a rentabilidade do produtor, que diminuiu nos últimos dois anos, principalmente com a queda do preço das commodities, e atendeu esse pedido, que também contou com a articulação da Assembleia Legislativa", ressaltou.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr