Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
A Petrobras informou hoje (20) que José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa e renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da estatal nesta manhã. “A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora”, diz o comunicado da companhia.
No dia 23 de maio, o Ministério de Minas e Energia informou que o governo federal, como acionista controlador da Petrobras, tinha decidido pela troca do presidente da estatal. À época, o governo anunciou que José Mauro Coelho, que assumiu o cargo no dia 14 de abril, seria substituído por Caio Mário Paes de Andrade.
José Mauro Coelho é químico industrial e foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia entre abril de 2020 e outubro de 2021. Ele estava à frente da Petrobras desde abril deste ano, quando assumiu o lugar do general Joaquim da Silva e Luna, demitido em março. Ele foi o 41º presidente da estatal, o 3º só no governo de Jair Bolsonaro.
Edição: Lílian Beraldo