Assessoria/ Prefeitura AF
A Prefeitura de Alta Floresta aproveita o espaço para esclarecer informações sobre os resultados educacionais do município, especialmente após a veiculação de uma matéria pelo portal de notícias G1, que cita supostas divergências nos dados educacionais. É importante destacar pontos que garantem a compreensão correta do cenário educacional da cidade.
Em 21 de março, o G1 publicou um artigo intitulado “Cidade de MT diz ter 83% de alunos alfabetizados com 'método rápido alemão'; dados do MEC divergem”. A matéria analisa métodos de ensino, como os abordados no Brasil, mas não foca diretamente na qualidade do ensino municipal de Alta Floresta.
O dado de 53,5%, mencionado no artigo, é originado de consultas ao banco de dados do MEC, por meio do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), realizado em 2022 e divulgado em 2023. Apenas escolas particulares participaram dessa avaliação, devido às restrições impostas pela pandemia.
Ou seja, não é um dado que retrata a realidade da rede publica municipal de Alta Floresta. Desde 2021, a Secretaria Municipal de Educação tem realizado avaliações anuais para mensurar, melhorar e readequar processos de ensino. Essas ações visam aprimorar a qualidade educacional da rede municipal. Paralelamente, o Governo do Estado de Mato Grosso, através do programa Avalia MT, também avalia os municípios.
Neste contexto, Alta Floresta apresentou uma melhora de seus índices, com registro de 84% em 2023 para 90% em 2024, segundo dados preliminares do programa. As alegadas discrepâncias são, na verdade, decorrentes do uso de dados defasados e não representam a situação atual do município.
Os profissionais da educação têm se dedicado intensamente, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento educacional. Como reconhecimento, Alta Floresta em 2024, foi agraciada com o SELO OURO, destacando-se entre as cidades que avançaram na alfabetização do ensino fundamental I.
Cenário de evolução do Avalia MT, nos últimos ano (2022 a 2024):
foto/ Divulgação

Cenário do Programa RENALFA (2024):
Quadro com cenário de avaliação dos alunos de 1º e 2º ano da nossa rede municipal.
foto/ divulgação

É claro os avanços, mas principalmente o cuidado em compreender cada indivíduo como fator de melhora da rede, com ações de reforço, laudos para entender as dificuldades, mas principalmente, compreender que cada aluno e aluna, são importantes e são vistos nesse processo.
Evolução da Educação em Alta Floresta:
- Nesta gestão, a cidade iniciou com menos de 250 alunos (de segundo ano), dos quais apenas 35% eram alfabetizados;
- Durante a pandemia de 2020 e 2021, o acesso à educação foi prejudicado, tendo um cenário precário de acesso as nossas crianças – motivo esse em buscar um método eficiente;
- Em 2022, as escolas municipais fizeram integração dos alunos da rede estadual para atender a demanda reprimida da educação infantil e focar no ensino fundamental I (do primeiro ao quinto ano), um importante passo na qualidade do ensino;
- Em 2022, implantamos em toda rede municipal o método IntraAct Brasil, revolucionando a educação, focando também na formação continuada de nossos professores, implantação da hora atividade e professor articulador (através de Lei Municipal Nº 2.698/2022
– a qual institui a política pública municipal de alfabetização;
- Atualmente, o município atende mais de 700 alunos no segundo ano (série que é utilizada como amostra de avaliação), destacando melhorias significativas nos indicadores educacionais através do método IntraAct Brasil e regime de colaboração com o programa Alfabetiza Mato Grosso.
“Lamentamos o equívoco do portal G1, em utilizar um dado defasado e que não retrata o momento do município, deixando aberto nossa base de dados, para melhor compreensão e o indicativo, para que busquem o Estado de Mato Grosso, que também tem gerado dados anuais de nossa evolução. Só não vamos aceitar sites locais que não fazem a devida verificação de dados e, tentam polemizar e criar situações politizadas e desconexas de nossa realidade” declara prefeito Chico Gamba.