Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Política Quinta-feira, 07 de Julho de 2022, 13:50 - A | A

07 de Julho de 2022, 13h:50 - A | A

Política / monarquia ou república?

Tempo tira caciques de cena, mas Riva resiste na familiocracia

Caciques políticos buscam a perpetuação no cumprimento de mandatos, por si, quando possível, e por parentes, quando não há outra saída



Blogo do Eduardo Gomes
EDUARDO GOMES
@ andradeeduardogomes

Foto: Reprodução

Os Riva Janaina e Jose.jpg

Os Riva: Janaína e José

Caciques políticos buscam a perpetuação no cumprimento de mandatos, por si, quando possível, e por parentes, quando não há outra saída. Porém, Carlos Bezerra (MDB), Jayme Campos (União), Júlio Campos (União) e Wellington Fagundes (PL) têm prazo de validade à véspera do vencimento. Sem herdeiros na política, Bezerra, Jayme, Júlio e Wellington bebem suas últimas taças no poder. Isso é o que nos mostra a disputa eleitoral que acontecerá em outubro. Nesse contexto um cacique sobrevive: por hereditariedade, José Riva, ex-mandachuva na Assembleia continuará respirando por meio de sua filha a deputada estadual Janaína Riva (MDB), que é nora de Wellington.

Foto: Reprodução

Júlio e Jayme.jpg

Júlio e Jayme

Júlio e Jayme Campos são irmãos.

Júlio disputa eleição desde 1972, foi prefeito de Várzea Grande, deputado federal por três mandatos, governador e senador; tem 75 anos e chega à posse – em caso de vitória, com 76. Nenhum de seus filhos tem interesse político. Pré-candidato a deputado estadual, ao lado do mano Jayme, Júlio percorre Mato Grosso.

Jayme começou a carreira política elegendo-se prefeito de Várzea Grande em 1982. Depois exerceu o cargo mais duas vezes, foi governador e cumpre o segundo mandato alternado de senador. Sua mulher, Lucimar Campos (União) foi prefeita de Várzea Grande em dois mandatos.  Jayme tem 70 anos e chegará ao fim do mandato com 76. Seus filhos não militam politicamente.

Carlos Gomes Bezerra disputou a eleição em 1970 para deputado estadual e não venceu. Depois foi deputado estadual, duas vezes prefeito de Rondonópolis, governador, senador, cumpre o quinto mandato de deputado federal e tentará a reeleição. Preside o MDB de Mato Grosso desde tempos imemoriais. Seus filhos não têm interesse por política, mas sua mulher, Teté Bezerra, foi deputada federal e deputada estadual; Teté atualmente é secretária de Estado. Bezerra tem 81 anos.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]