Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
A campanha Março Lilás, promovida pelos órgãos de Saúde Pública, durante o mês de março, tem como objetivo alertar sobre os perigos do câncer de colo de útero, que é o terceiro tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil. Causa cerca de 311 mil óbitos por ano no mundo (IARC, 2020), último levantamento divulgado.
Diante desses números é fundamental abordar temas como a prevenção e os impactos positivos de um diagnóstico precoce. Durante o mês, as ações visam a conscientização sobre a importância da mulher em se prevenir contra o câncer do colo do útero.
De acordo com enfermeira Priscila de Lima Sousa, que dá expediente na carreta do Hospital do Amor, localizada aos fundos da Praça Cívica, o trabalho de conscientização se torna intenso nesse período. Durante todo o mês, as instituições de Saúde Pública e privada realizam campanhas que levam informações a população sobre a necessidade de as mulheres fazerem rotineiramente o exame preventivo.
Priscila lembra que o câncer do colo do útero é um dos que mais acomete mulheres em idade reprodutiva. A enfermeira, faz um alerta as mulheres sobre a pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que foi conclusiva na constatação de que o câncer do colo do útero é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A campanha neste mês de março, conforme ela, visa despertar também uma outra preocupação nas mulheres sobre a importância de se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.
As ações acontecem de formas distintas de acordo com cada localidade, mas todas possuem o mesmo objetivo: reduzir o número de mortes por câncer de colo do útero e promover a prevenção desde cedo. “Em Alta Floresta, o número de mulheres que buscam o acompanhamento do Hospital do Amor para exames e tratamentos preventivos é pequeno. por outro lado, essa baixa procura demonstra um baixo índice da doença entre as mulheres alta-florestense”, disse a enfermeira Priscila.
A campanha Março Lilás será desenvolvida na Carreta do Amor. Conforme a enfermeira Ana Paula Pinheiro, ainda não tem uma data definida para o dia “D” de conscientização.
A programação já está sendo formatada. Ana Paula diz que os profissionais da Carreta do Amor vão oferecer um café da manhã para as mulheres e vão estar durante o dia promovendo palestras com profissionais da área da saúde, a exemplo de uma nutricionista, uma psicóloga e ainda será realizada uma aula de Hiit Boxe para que todas as mulheres presentes no evento possam se exercitarem, fazer alongamentos e ter, além de conhecimentos sobre a própria saúde através das orientações dos profissionais do Hospital do Amor, um dia agradável de lazer.