Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

+Saúde Segunda-feira, 01 de Julho de 2024, 08:15 - A | A

01 de Julho de 2024, 08h:15 - A | A

+Saúde / INCENTIVO

Em Paranaíta, quem mantém Carteira de Vacina em Dia concorre a prêmio em dinheiro

As crianças concorrem a brinquedos como bicicletas se mantiveram o cartão de vacina em dia



Reportagem
Mato Grosso do Norte

Em Paranaíta, quem mantém a Carteira de Vacina em dia concorre a prêmios em dinheiro através do poder público municipal. A Secretaria Municipal de Saúde criou o programa Protege Paranaíta, com um novo conceito de vacinação. O ato de se vacinar na cidade representa momentos de alegria para a criançada e a possibilidade do recebimento de prêmios, não apenas para os pequenos, mas também aos adultos.
“O Protege Paranaíta é a soma de muitos esforços e nasceu com a proposta de buscar a sensibilidade para o entendimento da importância de se ter imunidade coletiva”, explica a secretária de Saúde, Andreia Fabiana.
Conforme ela, a cobertura era um pouco baixa. Porém, com a pandemia da Covid 19, a cobertura, principalmente nas crianças, teve uma baixa ainda mais significativa. “Teve uma queda grande neste período de pandemia no índice de vacinação”, diz a secretária.
Já a enfermeira Coordenadora da Atenção Básica, Jeane Pinheiro, observa que quando se vai atender uma pessoa que está insegura com a vacina, é mais difícil, porque vai demandar um tempo para tentar convencer esta pessoa que é importante para ela a vacinação.
Então, diante disso, a equipe de Saúde sentiu que era necessário criar uma estratégia para conscientizar a população da importância da vacina. O município havia chegado a um índice vacinal e ficou estabilizado no mesmo patamar.
Foi então que se idealizou o programa Protege Paranaíta. “Foi uma soma de esforços que trouxeram os resultados. Pensamos numa forma de conquistar outros soldados que nos ajudassem a convencer pessoas a se vacinar”, disse.
E surgiu o Protetor Cidadão. Cada cidadão que vai se vacinar, tem a oportunidade de dizer quem foi o seu protetor que o convenceu a tomar a vacina. E ele indica num cupom o nome deste protetor. Em cada bimestre, fazemos o sorteio de R$ 1.500,00 para estes protetores. E no final do ano, 4 prêmios de R$ 5 mil e todas as pessoas que se vacinaram concorrem a este prêmio.
“Quem Mantem a Carteira de vacina em dia durante todo o ano, concorrem ao prêmio. E também as crianças. Elas têm prêmios a cada 2 meses se manter a carteira de vacinação em dia. E no final do ano, vários prêmios para todas as crianças que mantiveram a carteira em dia durante o ano”, explica Andreia.
O garoto Luiz Otávio, que tomou todas as vacinas e manteve a carteira de vacina em dia, foi premiado com uma bicicleta.
O município também criou um Dia D, com escorregador, pula-pula, pipoca e outras ações, que foram um sucesso para as crianças e também para os pais.
“Hoje uma criança que é convidada para ir a Unidade de Saúde para atualizar o Cartão de vacina é convidada também para uma festa. As crianças vão para se divertir”, disse
O município também tem o Carro da Vacina. Um carro equipado que vai com um autofalante pelas ruas dos bairros da cidade, conclamando as pessoas a se vacinarem. Conforme Andreia, uma grande parte do público tem dificuldade de horário. “Muitos até querem tomar a vacina, mas não saem de suas casas para ir na Unidade de Saúde. Então pensamos: vamos pegar o carro, colocar a vacina dentro, um som e sair na rua, com a sirene ligada, chamando as pessoas para vacinar. E também vamos às residências atender quem é domiciliado. E assim garantimos que a vacina chegue a todos”, diz Andréia

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]