No mês de julho destaca-se a importância da conscientização e prevenção sobre as Hepatites Virais e o Câncer Ósseo. O objetivo das campanhas é fazer com que a população entenda os sinais de alerta e procure um especialista o mais rápido possível a qualquer sinal dessas doenças para que não se tornem ainda mais graves.
Os sintomas do Câncer Ósseo, por ser um câncer raro, quanto antes descobrir a doença, mais eficaz será o tratamento. Os tumores ósseos acontecem a partir do crescimento desordenado de células nos ossos e podem ser benignos ou malignos.
O que é Tumor Ósseo?
O tumor ósseo é uma massa de células anormais produzidas no tecido ósseo. É considerado raro, sendo que corresponde a cerca de 1% dos casos de tumores que são diagnosticados. Os principais tipos são o osteossarcoma, tumor de Ewing, condrossarcoma, sarcoma pleomórfico indiferenciado de alto grau, fibrossarcoma, tumor ósseo de células gigantes e cordoma.
Sintomas mais comuns do câncer ósseo são: Dor nos ossos; Inchaço; Sensibilidade na área; Ossos quebradiços; Perda de peso e Febre.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.
Alguns dos sintomas das hepatites virais são: Febre; Fraqueza; Mal-estar; Dor abdominal; Enjoo/náuseas; Vômitos; Perda de apetite; Urina escura (cor de café).
No período de 2000 a 2022 foram diagnosticados 750.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Deste número o maior percentual é de hepatite C com 39, 8%, seguido de hepatite B com 36, 9% e hepatite A com 22, 5% os casos. 5 casos em 2022, com taxa de 0,4 casos por 100 mil
COMO PREVENIR?
Atitudes simples podem fazer com que esse problema fique no passado de vez. Como por exemplo: Uso de preservativos; higiene básica adequada; não compartilhar agulhas e objetos cortantes; Tomar as vacinas necessárias e caso apareça algum desses sintomas, um médico deverá ser consultado.
O Dia Mundial de combate às hepatites virais é comemorado em 28 de julho.