Sábado, 19 de Abril de 2025

+Saúde Quarta-feira, 21 de Agosto de 2024, 08:58 - A | A

21 de Agosto de 2024, 08h:58 - A | A

+Saúde / informações equivocadas

Verdades e mentiras sobre o autismo

Muitos pais de crianças com autismo podem desesperadamente procurar respostas pela internet, mas o mundo online está recheado de informações equivocadas



L Notícias/ Fontes: (BBC) (WebMD) (Today's Parent)  

A falta de compreensão a respeito do autismo pode dificultar muito que pessoas diagnosticadas tenham sua condição reconhecida e acessem o apoio de que necessitam. Equívocos podem fazer com que algumas pessoas autistas se sintam isoladas e sozinhas e, em casos extremos, abusadas ou intimidadas. Muitos pais de crianças com autismo podem desesperadamente procurar respostas pela internet, mas o mundo online está recheado de informações equivocadas. E mesmo que a conscientização do autismo esteja crescendo, ainda há muita confusão sobre o que é, o que causa e como isso afeta as pessoas de maneiras muito diferentes. Por isso, vamos desmascarar os maiores mitos sobre o autismo na galeria a seguir. Clique e entenda.

Mito: O autismo é uma doença-Muitas pessoas acreditam que o autismo é uma doença. A verdade é, no entanto, que o autismo é realmente um distúrbio de desenvolvimento. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta as habilidades cognitivas, emocionais e sociais de um indivíduo.

Mito: O autismo tem cura- Como o TEA é um distúrbio de desenvolvimento - e não uma doença - ele não tem cura. Por isso, é considerada uma deficiência. No entanto, a terapia da fala, a terapia lúdica (ou ludoterapia) e a terapia comportamental podem ajudar um indivíduo a reduzir o impacto de ser autista.

Mito: Vacinas podem causar autismo- Um dos maiores mitos de todos é que as vacinas, especificamente a vacina MMR (conhecida como tríplice viral), causam autismo. Pesquisas de alta qualidade mostraram consistentemente que a vacinação não causa autismo.

Mito: Todo mundo com autismo é muito inteligente- Embora haja uma maior prevalência de habilidades eruditas entre aqueles com autismo, apenas cerca de 10% as exibem. Os sintomas variam em gravidade em cada indivíduo. Mas um traço comum é um interesse intenso em um determinado tópico ou nicho, como pintura, leitura ou música. .

Mito: Indivíduos com autismo não sentem emoções- Indivíduos com TEA experimentam transtorno da comunicação social. Portanto, é comum que eles tenham dificuldade em reconhecer e responder às emoções dos outros. No entanto, eles sentem emoções e simplesmente as expressam de forma não tradicional.

Mito: Todo mundo com autismo tem dificuldades de aprendizagem- Cada pessoa tem maneiras diferentes de aprender. Lendo, assistindo vídeos ou ouvindo, por exemplo. Em geral, uma pessoa com autismo requer educação especial antes de começar a escola tradicional.

Mito: O autismo é resultado de uma má parentalidade- A pesquisa provou que a parentalidade não é a culpada pela condição. O estilo parental certamente pode ajudar uma criança autista a lidar com o mundo, mas não é a causa raiz do comportamento autista.

Mito: Pessoas autistas são antissociais- As pessoas autistas podem precisar de apoio com habilidades sociais ou para interagir de forma diferente com o mundo ao redor, mas a maioria delas gosta de ter relacionamentos.

Mito: Está tendo uma epidemia de autismo- O autismo não é novo. Hoje só temos melhores ferramentas e métodos para avaliar crianças com TEA. Os recursos e a conscientização também aumentaram ao longo do tempo.

Mito: Pessoas com autismo não têm senso de humor- É mais provável que eles expressem humor de maneiras únicas ou menos óbvias.

Mito: Pessoas com autismo não suportam ser tocadas- Isso pode ser verdade para alguns com altas sensibilidades sensoriais, mas muitos indivíduos com autismo gostam de abraços e outras formas de toque.

Mito: A experiência de todos com o autismo é semelhante- A experiência de cada indivíduo com o autismo é diferente porque se refere a uma ampla gama de condições. Os conjuntos de habilidades, comportamentos e desafios variam muito de pessoa para pessoa.  

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]